Professora da Católica assume vaga no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação

A professora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Ana Veloso assumiu hoje (30) uma vaga no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O órgão, vinculado ao Governo Federal, mantém emissoras de rádio e televisão, como as rádios MEC, e as TVs Brasil e NBR.

Ana Veloso divulgou uma carta de agradecimento, na qual ratifica o desejo de fazer uma gestão transparente, aberta para o diálogo com a sociedade e que ajude a consolidar o sistema público de comunicação no Brasil. Ela reitera ainda a importância do apoio recebido pelo Fórum Pernambucano de Comunicação, a Rede Mulher e Mídia e o Coletivo Intervozes.

A professora lembra que a escolha do nome dela tem um significado importante para os movimentos sociais, mas adverte que o processo de escolha ainda apresenta imprecisões. Como exemplo, ela lembra que o Governo Federal deixou de fora da lista uma representante do movimento de mulheres negras, não reconhecendo assim, a importância desse sujeito político junto ao conselho da EBC.

O comunicado se encerra com uma lista de sete prioridades definidas por Ana Veloso para direcionar sua passagem pela Empresa Brasil de Comunicação:

· Trabalhar para garantir a transparência e a publicidade nas ações do Conselho, com a divulgação das pautas com antecedência e atas

· Trabalhar para aumentar a participação da sociedade no Conselho e na EBC, criando mecanismos permanentes de diálogo

· Trabalhar para garantir os princípios e os objetivos estabelecidos na Lei 11.652, que cria a EBC em especial a autonomia em relação ao Governo Federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão

· Pautar a necessidade de que sejam debatidos de maneira permanente os demais veículos da empresa e não somente a TV Brasil, em particular as oito emissoras de rádio

· Trabalhar no sentido de fortalecer a construção de emissoras efetivamente públicas, como instrumentos para garantir a pluralidade e a diversidade

· Trabalhar na perspectiva do enfrentamento ao racismo, sexismo, lesbofobia e as diferentes formas de discriminação e estereótipos que atingem a população negra, indígena, pessoas com deficiência, populações do campo e floresta

· Realizar discussão com todas as entidades que participaram deste processo e outras do movimento social para discutir propostas e posições a serem assumidas previamente aos debates do Conselho Curador, em especial aos encontros anuais que aprovam o plano de trabalho e a linha editorial da EBC.

Ana Veloso é professora da Universidade Católica de Pernambuco, doutoranda em comunicação pela UFPE, integrante do Coletivo Intervozes, empreendedora Ashoka e colaboradora do Centro das Mulheres do Cabo e Jornalista Amiga da Criança pela Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância).