Produção de bloquinhos e debate sobre Direitos Humanos na Semana de Integração

IMG_1264A tarde desta quinta-feira (22) foi bastante movimentada na Universidade Católica. Palestras, oficinas e minicursos promovidos pela 13ª Semana da Integração da Unicap reuniram alunos, professores e funcionários no campus da universidade.

Na sala 603 do bloco G, alunos tiveram a oportunidade de participar da oficina de produção de encadernação manual, ministrada pela fotógrafa Inês Campelo. Durante três dias (20, 21 e 22), os participantes produziram dois cadernos, utilizando a técnica de costura japonesa e da costura long stick. Fitas de cetim, tecido de algodão, papel reciclado e elástico foram alguns dos materiais utilizados na construção.

No primeiro dia, os alunos elaboraram o álbum para colar fotos, no segundo dia um caderno de bolso para escrever e desenhar, e no último foi a decoração e finalização dos bloquinhos. “Tudo foi confeccionado na oficina artesanalmente. Realizamos toda a produção manualmente, até mesmo os furos dos cadernos”, contou Inês. Os cadernos produzidos pela fotógrafa estão sendo vendidos nos jardins da Unicap.

Simultaneamente, na sala 102 do bloco G, o professor Rodrigo Deodato, coordenador executivo do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) debateu com alunos a importância da defesa dos Direitos Humanos e trouxe um apanhado histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A partir do tema “Para não dizer que não falei das flores”, o professor dialogou com os participantes sobre casos em que os Direitos Humanos foram infringidos nacionalmente em programas televisivos. Ainda na conversa, algumas situações levaram os alunos à reflexão. “Se existe uma única pessoa sem acesso à moradia no mundo, significa que não temos o direito à moradia adequada”, explicou Rodrigo aos estudantes.