Coordenadora de Publicidade vence Prêmio Professor Imprensa

Janaína 1A professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco, Janaína Calazans, foi premiada pelo Portal Imprensa (que edita a revista especializada de mesmo nome) como uma das melhores professoras de Comunicação do Brasil. O Prêmio Professor Imprensa reuniu docentes de todas as regiões do País. A escolha se deu através de votação de alunos e ex-alunos pela internet.

Os alunos apontaram professores que desenvolvem métodos de ensino eficazes na graduação em Comunicação. Foram indicados professores de Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade/Marketing, Relações Públicas e Rádio & TV. Janaína venceu no Nordeste. A região teve seis finalistas, entre eles um outro docente da Unicap: professor Vlaudimir Salvador, do curso de Jornalismo.

Os 25 finalistas receberam um certificado digital que “reconhece a eficiência dos seus métodos de ensino”, diz o site do prêmio. Os mais indicados de cada região, que foi o caso de Janaína pelo Nordeste, foram fonte para uma matéria especial publicada na Revista Imprensa em homenagem ao mês do professor. A reportagem traça um perfil e detalha a metodologia dos docentes mais indicados.

O Boletim Unicap conversou com a professora Janaína Calazans. Ex-aluna de Jornalismo da Católica, mestra (2003) e doutora (2012) em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, ela falou sobre a “paixão” pela carreira acadêmica.

Boletim Unicap – O que esta premiação, fruto de indicação de alunos, representa para você?
Janaína Calazans – Representa o reconhecimento de um trabalho que se faz com paixão, cuidado e, acima de tudo, com vontade de acertar.
B.U – O que motivou você a trilhar uma carreira acadêmica?
Janaína 1J.C – Eu sempre gostei de ensinar. Desde pequena gostava de brincar de escolinha e sempre queria ser a professora, quando cresci deixei essa ideia de lado, mas pouco a pouco o encanto foi voltando quando entrei na Universidade e novamente me encantei pela sala de aula.
B.U – Em meio a tantas transformações na área de Comunicação, quais são os maiores desafios em sala de aula?
J.C – Criar novas metodologias capazes de prender a atenção de uma geração ultra conectada. O desafio do professor é estar sempre se moldando aos alunos, aos contextos, é não parar nunca, ser um eterno insatisfeito.