IHU promove curso de extensão em Direitos Humanos

12044037_10201041127107051_963012605_o
Divulgação IHU

Sábados dedicados aos estudos de políticas públicas para a promoção dos direitos humanos. Esta tem sido a rotina de 32 alunos que estão assistindo às aulas do curso de extensão da Escola de Formação em Direitos Humanos promovido pela Instituto Humanitas Unicap (IHU).

A iniciativa é fruto de uma parceria com o Movimento Nacional pelos Direitos Humanos; Movimento Mães pela Igualdade; Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais; e pelo Observatório dos Direitos Humanos em Pernambuco, formado pela Católica, Governo do Estado e Ministério Público Estadual (MPPE).

foto 5 (26)
Jerfferson é um dos organizadores do curso

Um dos facilitadores do curso e representante do IHU, Jerfferson Amorim, conta que as aulas têm uma perspectiva abrangente e buscam sensibilizar os participantes sobre as implicações dos Direitos Humanos na comunicação, nas questões de gênero, de religião e no tratamento às crianças e aos adolescentes. “Buscamos prepará-los para uma atuação tanto acadêmica quanto política”.

As aulas começaram em agosto e seguirão até novembro. A turma é formada por jovens que estão começando a estudar os direitos humanos  e por pessoas mais experientes  na militância. “A assiduidade revela o comprometimento dos alunos”, conta Jerfferson. Prova disso é Lívia Aguiar, que não perdeu uma aula se quer. Ela trabalha como supervisora pedagógica do Instituto Dom Helder Camara.

O IDHC desenvolve ações com crianças, adolescentes, famílias e lideranças comunitárias da Região Político Administrativa (RPA1), que abrange os bairros dos Coelhos, Coque e Joana Bezerra na área central do Recife. O instituto atua em rede com outras 20 ONGs.

“Em 30 anos de trabalho social, eu nunca tive uma formação tão sólida em Direitos Humanos quanto agora com este curso do Humanitas (IHU). O interessante é que nós replicamos o conteúdo nas ONGs. Tem sido maravilhoso”, contou Lívia.