Curso de Fisioterapia promove simpósio comunitário

O curso de Fisioterapia da Católica realiza nos dias 5 e 6 de outubro o 1º Simpósio Comunitário de Fisioterpia (SimComFisio). O evento faz parte das atividades da 8ª Semana de Integração da Unicap.

O objetivo do simpósio é tornar conhecida a produção científica dos alunos e professores da Católica e conscientizar a população sobre a forma como a fisioterapia pode influenciar o desenvolvimento social e a infraestrutura urbana. Além dos estudantes e docentes, são esperados representantes das comunidades do Recife e gestores em saúde pública.

O professor Nélson Henrique é um dos organizadores do evento. Ele diz que observou nos bairros do Recife um grande número de pacientes com dificuldades para locomoção, sem atendimento de um profissional especializado e que poderiam ter uma evolução favorável caso recebessem a visita de um fisioterapeuta, por exemplo.

Um dos casos era o de um homem sequelado após acidente vascular cerebral (AVC) e que conseguiu sair da cama depois de alguns exercícios realizados pelo professor. Esse paciente precisava descer uma escada para sair de casa. Segundo o professor, depois de um mês de tratamento ele já poderia usar as escadas.

A população desconhece que o Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigado, por lei, a prover atendimento domiciliar aos pacientes impossibilitados de se deslocar até a unidade de saúde.

A inserção de fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais nos quadros da atenção primária à saúde pode, a uma análise inicial, representar um aumento nos custos do SUS, mas a longo prazo ocorre o oposto. Um paciente limitado que recebe tratamento volta a trabalhar e produzir mais rápido, além de ter menos chances de agravar seu estado, o que também evita internações em hospitais.

A ampliação da cobertura do sistema de saúde em relação aos  fisioterapeutas beneficia não apenas a população, mas também os próprios profissionais, que terão um campo de trabalho mais amplo.

Saúde do trabalhador e acessibilidade são alguns dos temas do simpósio, que além dos debates sociopolíticos, vai promover também atividades técnico-científicas.