Mais uma conquista para Carlos Vitor

Carlos Vitor
Carlos Vitor da Silva Sarmento, aluno laureado do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco em 2013, acaba de obter mais uma conquista em sua vida: teve sua dissertação no Mestrado em Engenharia Civil da UFPE aprovada.  Agora, sua meta é fazer o doutorado e conciliar a vida acadêmica com o trabalho na construção civil.
Filho da auxiliar de  copa e cozinha do Hospital de Goiana, Inês de Barros e Silva, Carlos Vitor estudou a vida toda em escola pública. Em 2001, entrou no curso técnico em refrigeração no Senai. Ao conclui-lo em 2004, matriculou-se no mesmo curso no Cefet. Em 2007, cursou eletrotécnica, também no Cefet, e foi aprovado no vestibular da UFRPE para o curso de licenciatura em física. Mas seu sonho sempre foi fazer engenharia civil. E, em 2008, ele recebeu a notícia da aprovação na Unicap pelo Prouni. Não teve dúvidas. Largou física e foi cursar engenharia.

Ele estudava à tarde e trabalhava em dois empregos: era professor de física em uma escola particular e assistente de administração de uma escola estadual. Em 2010, passou num concurso da UFPE para técnico em refrigeração. No final de 2012, ao concluir sua graduação na Unicap como aluno laureado com média geral 8.75, foi aprovado em quarto lugar no Mestrado em Engenharia Civil da UFPE. Fez a sua dissertação sobre os edifícios altos do Recife, dando continuidade às pesquisas que iniciou para o seu Trabalho de Conclusão de Curso na Unicap intitulado “Monitoração de edifícios altos para ações dinâmicas do vento” e orientado pelo professor Antônio Oscar.
_FRV2571
“Eu tenho muito a agradecer ao professor Antônio Oscar, que sempre me deu muito apoio. Fui, inclusive, monitor da disciplina Teoria das Estruturas 2, ministrada por ele”, ressalta Carlos Vitor.
Em 2013, por ter sido o aluno laureado do curso de Engenharia Civil, Carlos Vitor recebeu o Prêmio Odebrecht. Na solenidade, realizada no Arcádia, Carlos Vitor recebeu das mãos do superintendente da Odebrecht, João Antônio Pacífico, um cheque no valor de R$ 10 mil, um troféu e foi pré-selecionado para o teste de admissão na Odebrecht. Na ocasião, também foram premiados os alunos laureados da UFPE Renato Pereira Menelau de Almeida e da UPE Rogério Antônio Mota dos Santos. Questionado sobre o que faria com o dinheiro que ganhou, ele não titubeou: “Vou comprar um carro. Vai facilitar muito a minha mobilidade”.

_FRV5653
_FRV5451
A premiação foi prestigiada pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, e pelos professores do curso de Engenharia Civil da Unicap José Orlando e Antônio Oscar. A noite teve uma homenagem especial ao engenheiro civil e professor Dilson Teixeira, que já lecionou nas três universidades de engenharia do Estado e ganhou destaque pelo relevante conjunto de sua obra. Ele foi aplaudido de pé pelos cerca de 500 convidados da festa.
Criado em 2005, o Prêmio Odebrecht de Engenharia é resultado de uma parceria entre a corporação Odebrecht com as três universidades Unicap, UPE e UFPE, além do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PE), responsável pela chancela da premiação. O troféu é assinado pelo diretor de arte Ricardo Rique e retrata quatro pás de pedreiros, as quais se transformam em árvores para representar a engenharia gerando vidas. De acordo com o diretor de engenharia da Odebrecht e curador do prêmio, Érico Dantas, até 2013, foram homenageados 10 profissionais e premiados 27 estudantes.