Unicap inaugura sala para ensino de mandarim

0

Em clima festivo, a Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Instituto Confúcio, realizou na manhã de ontem (02) solenidade de inauguração da sala de ensino de mandarim. A cerimônia contou com a presença do conselheiro cultural da Embaixada da China no Brasil, Shi Zequn; da cônsul-geral da China no Recife, Li Feiyue; e do diretor do People’s Daily na América Latina, Ding Gang. A delegação chinesa foi recepcionada pelo  Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; pelo assessor de Relações Internacionais, Thales Castro; pelo Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro; pela Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego; e pelo chefe de gabinete, Rodrigo Pellegrino.

Participaram da solenidade ainda o Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão; o diretor do Instituto Confúcio da UPE, Héldio Vilar; e o diretor chinês do Instituto Confúcio da UPE, Wang Gang, além do ex-senador Ney Maranhão, que representou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto.

A solenidade contou com a apresentação do MPB Unicap, representado por Percy Marques e Surama Rheis, e do grupo de capoeira Chapéu de Couro, que mostraram aos visitantes um pouco da cultura brasileira.  Já os professores do Instituto Confúcio da UPE,  apresentaram ao público presente a cultura milenar chinesa, através de danças tradicionais de várias regiões da China e de lutas marciais.

Padre Pedro Rubens deus as boas-vindas agradecendo a oportunidade de sediar uma Sala Confúcio na Unicap e exaltando o papel da Católica em mais uma parceria internacional. “Renovo minha gratidão a todos aqueles que contribuíram para que superássemos as barreiras e promovêssemos esse encontro, inaugurando um espaço propício a novos encontros. A nossa universidade quer contribuir, de forma modesta e ousada, com a própria internacionalização de Pernambuco, agregando valores e congregando novos parceiros, criando novos intercâmbios. É neste contexto que se insere a inauguração da Sala Confúcio na Católica”, ressaltou o Reitor.

A cônsul da China no Recife, falando em português, enalteceu a parceria entre o Instituto e a Unicap e disse que é muito importante manter uma troca de experiências, culturas e relações entre dois dos países que mais se desenvolvem, atualmente, no mundo.

Já o Reitor da UPE, Pedro Falcão, valorizou em seu discurso a importância do Instituto Confúcio para o estado. “O Instituto Confúcio tem como objetivo apoiar e promover o ensino da língua e da cultura chinesa, assim como melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos, cooperando para um intercâmbio na área educacional e cultural”.

O final da solenidade foi marcado por uma grande confraternização entre as autoridades presentes e o público. Todos se dirigiram ao palco para uma grande sessão de fotos, mostrando mais ainda que a parceria tem tudo para dar certo.