Museu de Arqueologia promove ciclo de palestras

Turma liceu - museuNesta terça-feira (19), o Museu de Arqueologia da Católica iniciou um ciclo de palestras abertas ao público. A programação vai até a próxima sexta-feira e é gratuita. No primeiro encontro, o tema foi “A Liberdade Religiosa e o Patrimônio Religioso do Recife” e contou com a presença de uma turma de alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Liceu Nóbrega. O evento faz parte da programação da 13ª Semana Nacional de Museus.

A professora Maria do Carmo de Caldas Dias Costa, coordenadora do museu, convidou a todos para o ciclo de palestras e para conhecerem o museu. “Peço que todos divulguem e tragam seus alunos, professores, para participar dessa programação, que nos permite refletir sobre a importância do patrimônio cultural do Recife.”

Reginilson Veras Santos, um dos coordenadores do Liceu, se disse muito satisfeito pela oportunidade dada pelo museu. “Às vezes, na sala de aula, o contato que eles (alunos) têm com o momento histórico, a parte histórica da cidade, é muito pequena. Conhecer dessa maneira contribui para a formação humana e intelectual deles.” Reginilson ainda falou que pretende levar mais alunos para os próximos encontros. “Nossa proposta é justamente organizar com os professores para que os alunos possam também vir participar dos outros dias.”

Aluno liceu - museuRoberto Luz Melo Vieira, aluno do 7º ano do colégio Liceu, disse que não foi muitas vezes a um museu e que gostou muito de ter conhecido o de Arqueologia. “É uma oportunidade única e que eu pude aprender mais sobre a religiosidade dos antepassados de Pernambuco.”

O ciclo de palestras vai até sexta-feira, sempre das 9h às 11h30, e com entrada gratuita. Abaixo, segue a programação:

Quarta-Feira – “A História das Pontes do Recife”.

Quinta-Feira – “O Patrimônio Comercial do Recife”.

Sexta-Feira – “A História dos Espaços Culturais”.