O empreendedorismo das Mães do Liceu

Maes liceu 1Quem disse que escola é apenas para crianças? Em uma parceria com o Instituto Humanitas Unicap, o Liceu Nóbrega abriu as portas também para as mães dos alunos. O “Mães do Liceu”, projeto lançado em setembro de 2012, serviu para ajudá-las a ter uma nova ocupação e uma fonte de renda extra. Com trabalhos artesanais feitos a partir de materiais recicláveis, as “mamães” usam ferinhas e eventos para divulgá-los e já recebem até encomendas, sendo o lucro dividido entre o caixa do projeto, para manutenção, e elas.

Isabel Lima, coordenadora do “Mães do Liceu”, ressalta a importância do projeto para as mães. “A ideia foi criar um lugar onde elas pudessem receber oficinas, formação e desenvolver as atividades. Hoje, já estão recebendo diversos convites para exposição, como a Fenearte, e isso é o reconhecimento pelo trabalho bem feito.”

maes liceu 2No projeto, cada mãe tem uma ocupação, escolhida por elas mesmas. Sandra Paula Rodrigues da Silva, que participa como costureira do projeto há três anos, diz que a união das mães é que dá força ao projeto. “Aqui uma sabe fazer colagens, a outra mexe com garrafas pet, outra trabalha com pufes, então estamos unidas, cada uma com sua habilidade, para levar o projeto à frente.”