Boletim Unicap

Católica participa de Encontro de Educomunicadores da América Latina e Caribe

P1080870

Seja em sala de aula, nas ruas, aldeias ou praças, a infância e a juventude de nosso continente latinoamericano sofre um pesadelo histórico, marcado por temas convertidos em tabús, como o abuso, o tráfico, a guerrilha, o desemprego e, sobretudo, o abandono. No âmbito da Educomunicação se aborda esta realidade com uma aproximação baseada em uma metodologia comprometida com a cotidianeidade, porém muitas vezes invisibilizada pela magnitude desta problemática.

A Comissão Episcopal Latinoamericana (CELAM), as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e Associação Católica de Comunicação (SIGNIS) reuniram docentes, investigadores, articuladores e produtores de diversos países da América Latina e do Caribe em Buenos Aires para colocar em comum suas experiências e reflexões sobre as práticas educomunicativas no continente. O “I Seminario Educomunicación: En los nuevos escenarios y desafíos contemporáneos” aconteceu entre os dias 15 e 18 de março em Buenos Aires e reuniu representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Peru, Uruguai e Venezuela.

 

Luca Pacheco de camisa listrada ao centro
Luca Pacheco, ao centro, de camisa quadriculada azul

A Universidade Católica de Pernambuco foi representada pela participação do professor do Curso de Jogos Digitais e produtor de vídeo da Assessoria de Comunicação (Assecom), Luca Pacheco. Para ele “o seminário foi um espaço privilegiado de troca de experiências, de amadurecimento do que se entende por esta nova área do conhecimento que é a Educomunicação e de fortalecimento de laços para a construção de uma rede de educomunicadores latinoamericanos que irá contribuir muito para o desenvolvimento da infância e da juventude em nossos países”.

O Seminário foi uma das ações do projeto “Articulación de la Educomunicación en el desarrollo solidario de la niñez y adolescencia latinoamericana y caribeña” que visa promover a aproximação entre investigadores e produtores de experiências educomunicativas através da realização de seminários, encontros, oficinas, cursos de graduação e pós-graduação interinstitucionais e a criação de um portal na internet para a partilha de experiências e investigações no campo da educomunicação.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário