Professor da PUC-Rio faz palestra na Católica sobre as histórias que as paisagens contam

Fotos: Carlos Vieira / IHU

O curso de Licenciatura em História e o Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco realizaram na noite desta quinta-feira, dia 19, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, a Aula Inaugural do semestre letivo do curso de História, com a palestra “As histórias que as paisagens contam”, ministrada pelo professor Rogério Ribeiro de Oliveira, da PUC-Rio.

IMG_6510Com o auditório lotado, a coordenadora do curso de História, professora Beatriz Brusantin, deu início ao evento, cumprimentando os presentes e, em seguida, passou a palavra para o Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap (IHU), Padre Lúcio Flávio Cirne Ribeiro. Padre Lúcio falou da alegria de contar com a presença do professor Rogério e o agradeceu, em nome da Universidade, da Pró-reitoria Comunitária e do IHU, por ter aceito o convite.

IMG_6504Rogério Ribeiro Oliveira fez a graduação em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o mestrado e o doutorado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e o pós-doutorado na Universidade Alpen-Adria, Áustria (2007). Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia da PUC-Rio e membro do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio e de Engenharia Urbana e Ambiental, da PUC-Rio/Universidade de Braunschweig e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ. Atualmente está realizando estágio pós-doutoral do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional (UFRJ). Seu interesse maior é o estudo das interações entre sociedade e natureza ao longo do tempo. Suas pesquisas combinam as abordagens da ecologia histórica, da ecologia da paisagem e da história ambiental.

IMG_6541Em sua palestra “As histórias que as paisagens contam”, o professor Rogério abordou a questão da História Ambiental que é uma perspectiva muito nova, muito recente da História e que, segundo ele, ajuda a se pensar o processo de transformação do meio ambiente. “É uma História da transformação. A gente trabalha as imagens ilustrando a ação do homem nos ecossistemas desde a pré-história. Vendo a influência da entrada do homem nas Américas e a influência da entrada do homem na construção de uma paisagem”, resumiu o palestrante.