Católica firma parceria com a Universidade de Finanças e Economias de Pequim
|A partir de 2015 os alunos da Universidade Católica de Pernambuco terão a oportunidade de aprender mandarim dentro da própria Universidade. A iniciativa é fruto da parceria entre a Católica, a Universidade Central de Finanças e Economias de Pequim e o Instituto Confúcio. Além de aulas sobre o idioma, a parceria também se estende à disponibilidade de bolsas de estudos e intercâmbio. A decisão foi acertada em reunião nesta quinta-feira(25) entre o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e a comitiva chinesa, liderada pelo Reitor da Universidade de Finanças, Ni Haidong.
“Nós estamos muito felizes com essa parceria. A China é um desafio, mas também é muito fascinante. Nós temos muito interesse em facilitar para o nosso estudante o acesso a esse mundo fascinante que é a China”, disse Padre Pedro em reunião com os professores chineses. As aulas de mandarim serão coordenadas pelo Instituto Confúcio, em parceria com a Universidade de Pernambuco.
PALESTRA
Na tarde desta sexta-feira(26), o Diretor Reitor da Universidade de Finanças e Economias de Pequim, Ni Haidong, apresentou uma palestra sobre o sistema educacional chinês e relatou, no final da exposição, a estrutura da universidade. “Um dos princípios da educação superior chinesa não é apenas a questão da infraestrutura, mas a valorização do ensino, do professor e do aluno”. A Universidade Central de Finanças e Economias de Pequim é uma das mais tradicionais da China e forma diversos profissionais na área de economia, direito, administração, arte e cultura.
O Assessor de Relações Internacionais da Unicap, professor Thales Castro, ressaltou para os estudantes presentes na palestra a importância de construir novos laços de interesse com outras regiões do mundo. “É importante deixarmos essa tendência atlântica e aproveitarmos novas oportunidades de conhecimento”.