Autoestima na terceira idade foi tema de fórum na Unicap

IMG_3565Descobrir a potencialidade de si mesmo e enfrentar os desafios impostos pelo envelhecimento. Foram essas ideias que permearam as duas palestras ministradas durante o Fórum sobre Questões do Envelhecimento, realizado na tarde desta terça-feira(09), no auditório do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco.  Os palestrantes foram o professor do curso de Teologia da Unicap, Luiz Libório, e do Dr. Pedro Lopes Teixeira.

Os dois palestrantes apresentaram diversos tópicos para vivenciar um bom processo de envelhecimento, com destaque para consolidação de direitos sociais, convivência familiar, sexualidade e religiosidade.  Para Dr. Pedro Lopes, “o envelhecimento não acontece de repente. É um processo. A pessoa vai perdendo as energias, as capacidades, o organismo vai enferrujando”. Por isso, o idoso “precisa se reenergizar, se reempoderar, para poder conviver com as dificuldades do mundo. Isso é o que chamamos de se empoderar. E quem se empodera, eleva a autoestima. Se torna mais capaz de enfrentar as dificuldades”, concluiu.

Para o professor Luiz Libório, o processo de envelhecimento exige um autoconhecimento e percepção das próprias limitações. É desse reconhecimento, segundo o professor, que surge a boa convivência consigo mesmo: “Nós somos poder. Nós temos um montão de potencialidades em nível biológico, psicoafetivo, espiritual e cultural. E a gente tem que conhecer essas potencialidades para utilizá-las e não morrer antes do tempo. Isso é o empoderamento: primeiramente conhecer-se nas realidades bio-psico-afetivas e espiritual, para, depois que se conhecer, utilizar essas qualidades para bem viver. Viver o mais plenamente possível até chegar em Deus”.