Recife sediará jornada na área da psicanálise

Nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, a Sociedade Psicanalítica do Recife (SPR-PE) vai promover a sua 19° Jornada de Psicanálise e o 15º Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente, no  Mar Hotel (Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem). O tema central deste ano é “ATO/SONHO: DESDOBRAMENTOS DA PSICANÁLISE NA CLÍNICA ATUAL”. Para os interessados em participar, as inscrições são limitadas e devem ser feitas na sede da SPR-PE (Rua Belarmino Carneiro, 249, Torre – fone: (81) 3228-1756) ou pelo e-mail sprsecretaria@uol.com.br

O presidente da Sociedade Psicanalítica do Recife, José Fernando de Santana Barros, vai participar da conferência de abertura da jornada, juntamente com a diretora científica, Carolina Cavalcanti Henriques. Logo após, os participantes poderão conferir mesa-redonda temática, como “Algumas reflexões sobre as raízes das representações”, com palestras dos psicanalistas José Fernando de Santana Barros e Mario Alberto Smulever, sob coordenação de Sandra Matoso.

Outro assunto que será debatido pelos convidados é “O Inconsciente cem anos depois”, com palestras do médico psiquiatra pela Universidade de São Paulo (USP), psicanalista residente em Aracaju (SE) e membro-titular da Associação Internacional Psicanalítica, Adalberto Goulart, e a psicanalista e professora do curso de psicologia da Universidade de Fortaleza, Rosane Müller.
Na sexta-feira (31), a plenária que vai discutir a relação entre as doenças somáticas e a psicanálise será composta pelos psicanalistas Carolina Henriques e o carioca Miguel Calmon Du Pin, com coordenação de Sandra Paraíso Sampaio. Já no dia seguinte, no sábado (1°), o palestrante Daniel Delouya, com graduação restrita em Psicologia – Hebrew University (1981), graduação em Biologia- Hebrew University (1981), mestrado em Virologia na área de Microbiologia – Hebrew University (1983) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo, junta-se ao presidente José Fernando de Santana Barros para debater sobre as direções freudianas do ato ao sonho, com coordenação do psicanalista Humberto Vicente de Araújo.

A programação também conta com quatro cursos, cujos temas são: “Neurociência: processos conscientes e inconscientes envolvidos na tomada de decisão dos pacientes deprimidos” e “Introdução às ideias de Lacan” e “Escolaridade e Psicanálise” e também “Relação alérgica de objetos”. O apoio da jornada deste ano é da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), Neurolab e Unicred. O presidente da Febrapsi e vice-diretor do Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, Aloysio Augusto D’Abreu, já confirmou presença na conferência de encerramento do evento.

Serviço: 19° Jornada de Psicanálise e o 15º Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente

Data: 31 de outubro e 1º de novembro de 2014-09-02

Onde: Mar Hotel (Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem, Recife – PE)