Católica apoia campanha sobre liberdade de expressão

Palavras-têm-poderAssegurar o exercício da liberdade de expressão e coibir violações de direitos humanos nos meios de comunicação são os objetivos da campanha Palavras Têm Poder, que será lançada nesta segunda-feira (19), às 19h, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco.

A iniciativa é do Ministério Público de Pernambuco juntamente com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope), Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), Centro Popular de Direitos Humanos, ONG Dialógica e da própria Unicap.

Na ocasião do lançamento, haverá um debate aberto ao público com o professor do curso de Direito da Católica, Gustavo Ferreira Santos; com o promotor Maxwell Lucena Vignoli; com a jornalista integrante da Comissão de Ética do Sinjope,  Patrícia Paixão; e com o coordenador do (CCLF)  Ivan Moraes Filho.

A campanha estimulará um diálogo entre a sociedade, o poder público e os meios de comunicação, procurando através de diversas ações promover os direitos humanos e chamar a atenção para possíveis mensagens que desrespeitem a lei ou o Código de Ética dos jornalistas. A censura, governamental ou privada, também será combatida pela proposta.

Para que as pessoas participem, serão disponibilizados canais de denúncia através da internet (www.palavrastempoder.org) e pelo telefone 0800 281 9455. Ainda no âmbito da campanha serão promovidos debates e rodas de diálogo com jornalistas.
Materiais da campanha, como banners, vídeos e áudios, também serão disponibilizados através do site, para que mais pessoas possam participar da ação. “A livre expressão de opiniões e ideias é um direito humano. Esperamos que as pessoas façam uso dele de forma construtiva e pacífica”, recomenda o promotor Maxwell Vignoli.
Para Andrea Trigueiro, presidenta da Comissão de Ética do SinjoPE, está é uma oportunidade de aproximar a sociedade da discussão sobre conteúdos nos meios de comunicação. “Acredito que estamos dando um passo importante no sentido de aproximar o cidadão comum de temas de interesse social. A campanha vai ser um divisor de águas na abordagem sobre a comunicação social que queremos”
Veja abaixo o texto usado nas peças publicitárias:
Palavras têm poder.
Palavras informam, libertam, destroem preconceitos.
Palavras desinformam, aprisionam e criam preconceitos.
Liberdade de expressão. A escolha é sua. A responsabilidade, também.
Mais informações sobre o lançamento da campanha poderão ser obtidas através do e-mail contato@palavrastempoder.org.