Fasa apoia projeto de alunas de Fotografia

Inspiradas pelo site Humans Of New York, as alunas do curso de Fotografia Elysangela Freitas, Marina Galindo, Marina Feldheus e Mirandolina Mouthuy iniciaram o projeto Retratos da Católica. O projeto consiste em criar uma identificação do espaço da Universidade com base nas pessoas que a constituem, fotografando aleatoriamente pessoas que transitam na Universidade (professores, alunos e funcionários) que concordam em ter seus retratos expostos no site do projeto e dividir um pouco de si com os outros, respondendo uma pergunta aleatória proposta pelas fotógrafas.

_DSC0865Segundo as autoras do projeto, essa ação é uma forma de valorizar a diversidade apresentando indivíduos cuja maioria das pessoas nunca repararam, mesmo se cruzando constantemente dentro da Universidade. Com essa proposta, os convidados a participarem se sentem (em sua maioria) bastante à vontade, muitas vezes se abrindo com as estudantes e contando fatos e experiências das suas vidas. Em muitos dos casos, a Unicap acaba se tornando assunto freqüente dos entrevistados, sendo possível perceber a presença da instituição não como um lugar físico, mas como um personagem na história de inúmeros indivíduos, que dividem momentos e experiências compartilhados com a Universidade. As palavras expostas pelos retratados variam, desde a mais engraçada até as mais tocantes e surpreendentes.

O projeto teve início há dois meses. As fotografias são publicadas mensalmente e podem ser vistas no site www.retratosdacatolica.com assim como na página do Facebook Retratos da Católica. Como forma de valorizar a individualidade não só das pessoas retratadas, mas também das próprias profissionais, cada fotógrafa expõe seu trabalho de uma forma própria, demonstrando personalidades diferentes que trabalham juntas para apresentar o quão variado são os rostos que compõem a cara da Católica.