Católica participa de ateliês no Seminário Pernambuco-Universidade de Toulouse

20140423_162159

No segundo dia do Seminário de Grandes Desafios em Pesquisa e Formação Pernambuco-Universidade de Toulouse, foram organizadas apresentações de sete ateliês em salas do Hotel Golden Tulip Recife Palace, em Boa Viagem. Os ateliês, que começaram às 14h, contaram com palestras de professores e pesquisadores de universidades pernambucanas e de Toulouse. Os temas debatidos abrangiam diversas áreas do conhecimento.

No Ateliê 4 foi discutido o tema Biologia e Saúde, tratando de questões relativas ao envelhecimento, por exemplo. Foi explicado que ainda existe discriminação contra os idosos, o que impede sua inclusão na sociedade. Entretanto, Recife foi classificada como uma “cidade amiga do idoso”, pois existe exclusividade para eles em bancos, ônibus, o que não acontece em outras cidades. Então, a sociedade que exclui o idoso terá que mudar. O palestrante Pierre Soler (Observatoire Midi-Pyrénées) do Ateliê 1, com o tema Meio Ambiente e Recursos Naturais, discutiu sobre poluição oceânica, ecossistemas, mudanças climáticas.

O Ateliê 5, com o tema Materiais e Tecnologia, discutiu assuntos relacionados à engenharia e à indústria. O Ateliê 7, sobre Formações Inovadoras e Internacionais, teve a apresentação de Laurent Grosclaude (Universidade de Toulouse), com explicações sobre experiências bem-sucedidas. No Ateliê 2, foi realizada palestra de Sonia Rose, da Universidade de Toulouse. O tema abordado foi Patrimônio, História e Sociedade, com questões sobre arqueologia, artes, letras.

Os palestrantes do Ateliê 3, Espaços Urbanos, falaram sobre como são projetados os espaços urbanos na França, particularmente em Toulouse. Além disso, discutiram sobre os principais desafios para a mobilidade em Pernambuco, pois a legislação urbana em vigor favorece a verticalização dissociada da ideia de uma cidade sustentável. Por último, o Ateliê 6, Agricultura, Agronomia e Saúde Animal, debateu assuntos como “Agroecologia: um conceito emergente na ciência e produção animal” e qualidades dos produtos animais.

Ao final das apresentações dos ateliês, o público teve a oportunidade de fazer perguntas, tirar dúvidas ou se posicionar em relação aos temas.