Reitor da Católica prestigia a premiação do Imagine Cup 2010

Proativa Team vence a final nacional do Imagine Cup 2010

Pela primeira vez, Pernambuco sediou a final nacional da Imagine Cup 2010, a copa mundial da computação, e ainda liderou a premiação. Os projetos Pro@Edu, da Proativa Team, e Multi-Edu, da LevelUP Team, conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar da categoria Software.

Em sua 8ª edição, o evento, promovido pela Microsoft Brasil, aconteceu no Teatro de Santa Isabel, na quarta-feira (26). O tema deste ano é “Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a solucionar os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”. Em julho, a equipe vencedora irá disputar a final mundial em Varsóvia, na Polônia.

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou da solenidade de premiação. Além dele, estavam presentes o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, o prefeito da cidade do Recife, João da Costa, o presidente mundial da Microsoft, Jon Pereira, e o presidente nacional da empresa, Michel Levy.

Para Padre Pedro, a escolha do tema teve um papel importante para Pernambuco, já que incentiva as novas gerações a terem perspectivas tecnológicas em prol da melhoria de problemas sociais. “A Universidade deve estar presente em eventos com esse propósito, já que a educação exerce um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico”, destacou.

O governador Eduardo Campos ressaltou a presença do Reitor da Católica na ocasião. Para ele, a importância do sistema educacional é fundamental no processo de evolução. “Os pernambucanos buscam ser pioneiros no aspecto da evolução. Esse sistema revela muitos talentos. E o papel das universidades é necessário para preparar, formar e incentivar os estudantes para atuação no campo”, salientou o governador.

Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque emocina plateia

Conciliando arte e tecnologia, o público presente teve a oportunidade de se deslumbrar ao assistir às apresentações da menina Crystal, de apenas 11 anos e já considerada revelação do piano, e da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque.

Ao todo, 300 mil projetos foram inscritos no mundo todo. Só no Brasil, um total de 80 mil e, em Pernambuco, 16 mil. No entanto, apenas cinco grupos brasileiros disputaram a final. Além dos dois do Estado de Pernambuco, as equipes de São Paulo Samba Samba, Eusocial e Ecoleague também participaram da disputa final. Por isso, o presidente da Microsoft Brasil não hesitou ao falar. “Independentemente dos resultados, esses estudantes já são vitoriosos”, ressaltou.

Neste ano, a empresa Proativa Team repetiu a dose da final de 2009, quando também foi a grande campeã nacional. Formado por alunos do Centro de Informática (Cin) da UFPE, Amirton Chagas, Lucas Mello, João Paulo Oliveira, Edgar Neto e o mentor Flávio Almeida, elaboraram o Pro@Edu a partir de uma análise de pesquisa feita, na qual constataram que grande parte das pessoas envolvidas no sistema do ensino à distância não chega a se formar. Segundo Amirton, cerca de 80% de estudantes não concluem o curso.

O projeto teve o intuito de extrair a parte mais útil do uso de redes sociais no contexto da educação. “A intenção é buscar a solução desse problema, através de uma rede social, procurando intensificar a interação entre professor e estudantes do ensino à distância”, explica.

LevelUP Team conquista o segundo lugar da premiação

Já o Multi-Edu, do LevelUP Team, foi idealizado por jovens estudantes do Etepam. Adaílson Filho, Gabriel Magalhães, Hugo Rodrigues, Júlio Rodrigues e Francinildo Kleyson se focaram, desde agosto de 2009, na construção desse projeto, com o objetivo de criar uma rede social para professores, disponibilizando atividades com aspectos de inclusão social.

O terceiro lugar da disputa ficou com Ecoleague, de São Paulo, que explorou o tema da preservação do meio ambiente.