IHU promove ação de justiça restaurativa no Liceu

IHU Liceu 009
Fotos: Daniel França. Valdênia comandou a ação

O Instituto Humanitas Unicap promoveu hoje à tarde (8) uma ação sobre justiça restaurativa voltada para alunos do Liceu Nóbrega. A professora do curso de Direito da Católica e integrante do IHU, Valdênia Brito, reuniu no auditório do colégio alunos entre 12 e 17 anos, líderes de turmas. A ideia é que eles atuem como agentes multiplicadores de informação.

“A justiça restaurativa busca mediar e resolver conflitos numa lógica diferenciada, desconstruindo a violência e construindo a cultura de paz. A justiça restaurativa tenta solucionar diferenças recuperando as relações pessoais”, explicou Valdênia.

IHU Liceu 022O método não se limita aos trâmites do judiciário, podendo ser adotada em instituições, escolas e até mesmo nas famílias. Tal experiência já é realidade em diversos países. Na Nova Zelândia é lei. No Brasil, a cidade de Porto Alegre foi a pioneira.

A atividade desta tarde no Liceu foi dinâmica e interativa. A professora começou questionando os estudantes sobre o que mais os desagradava no convívio em sala de aula. Foram inúmeras as respostas sobre apelidos perjorativos, formação de grupos, agressões físicas e verbais, racismo, bullying e preconceito.

IHU Liceu 025
Caio disse que vai repassar as informações

Vídeos sobre a justiça restaurativa foram exibidos e a professora Valdênia deu orientações de como os alunos podem agir baseados no método. Conversa entre as partes envolvidas, professores, coordenadores e a direção do Liceu foi um dos caminhos apontados. “Achei muito bom. Aprendi bastante sobre direitos humanos. Acho que agora teremos condições de distribuir  isso para muita gente melhorar”, avaliou Caio César Vasconcellos, 12 anos, aluno do 6º ano.