Canon realiza cursos para alunos, professores e funcionários da Católica

canon2
Fotos: Alex Costa

No dia em que se comemora o aniversário das cidades irmãs Olinda e Recife, 12 de março, a Universidade Católica de Pernambuco, por meio do curso de Fotografia, e a Canon do Brasil promovem um dia de atividade ligada à fotografia. Com uma vasta programação, o público poderá limpar e verificar sua câmera e lentes, além de participar de cursos básico e intermediário. Os cursos têm a participação restrita para aluno, professores e funcionários da Católica.

Pela manhã, das 9h às 12h, o Auditório G1, no primeiro andar do bloco G, recebeu o curso básico, com três horas aula, ministrado pelo instrutor Augusto Fidalgo Yamamoto, da Divisão de Promoção da Cultura da Imagem da Canon Brasil. No curso foram abordados:

• Breve histórico da Fotografia
  • O que é um Pixel
  • Resolução
  • Câmera Obscura
  • Câmera Fotográfica
  • Sensor
  • Obturador
  • Diafragma
  • ISO
  • Fotometria
  • Balanço de Branco
  • Lentes
  • Referências

_MG_9750_No intervalo do curso a reportagem do Boletim Unicap conversou com o instrutor Augusto Yamamoto sobre o evento na Unicap. “É a primeira vez que realizamos esse curso em uma universidade. O Canon College funciona em São Paulo realizando cursos de fotografia básico e intermediário. A experiência está sendo boa!”

_MG_9781-(1)A jornalista e ex-aluna da Católica, Ana Clara Marinho, fala sobre o curso. “Eu acho o curso muito importante porque eu tenho trabalhado com fotografia de forma empírica e participando de um curso como esse a gente consegue ter uma dimensão maior da história da fotografia para poder chegar no dia-a-dia que eu pratico hoje.”

Ainda pela manhã e se estendendo até às 18h a Canon realiza, no Laboratório de Fotografia, localizado no térreo do bloco G, sala 002, o serviço, aberto ao público, de limpeza e verificação de câmeras e lentes. Este serviço faz parte do Serviço Profissional Canon – CPS (sigla em inglês).

Na parte da tarde, das 14h às 17h, será ministrado o Curso Intermediário, com três horas aula, no Auditório G1, destinado para alunos, professores e funcionários da Unicap. O conteúdo programático a ser abordado é:

• Autofocus (AF)
  • Modos de AF
  • Pontos de AF
  • Foco Manual
  • Função Drive
  • Exposição
  • Modos de exposição
  • Modos de Medição
  • EC
  • FEC
  • Flash
  • Composição

_MG_9766-A coordenadora do curso de Fotografia e organizadora do evento, Renata Victor, fala da importância dele. “eu acho que é um momento ímpar. A gente está associado a uma empresa multinacional do porte da Canon é só comemorar. Um dia de comemoração mesmo hoje que é o aniversário de Recife e Olinda. Isso agrega valor ao conhecimento que os alunos já adquirem na Universidade, os ex-alunos estão tenho a oportunidade de fazer uma reciclagem; ter acesso aos equipamentos de última geração. A limpeza dos equipamentos que não é uma coisa muito fácil que a gente precisa encaminhar para São Paulo, através de Sedex, e estamos tendo aqui na Unicap esse serviço gratuito. Então foi uma parceria que temos que comemorar e torcer e trabalhar para que seja a primeira de muitas.”