“O diagnóstico do autismo e os efeitos na clínica” é tema de debate na Unicap

autismoA Clínica de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco realizou na terça-feira (13) um debate com o objetivo de discutir o tema: “O diagnóstico do autismo e os efeitos na clínica”. O evento, organizado pela coordenadora da Clínica de Psicologia, Profª Irinea Catarino, e pelas supervisoras Iaraci Advíncula e Tereza Batista, teve como palestrantes o psicólogo do Centro de Pesquisa e Linguagem e ex-aluno da Unicap, Manoel Gomes, e a psicanalista da Escola Brasileira de Psicanálise, Ana Vasconcelos.

autismo2O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação,  socialização e comportamento do indivíduo.  Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, uma em cada 50 crianças sofre da doença. No Brasil, cerca de 90 % dos autistas não são diagnosticados. A partir de questões como estas, a  psicanalista Ana Vasconcelos discutiu sobre questões como os sintomas e o tratamento da doença através de um caso clínico com diagnóstico.

Os debates na Clínica de Psicologia acontecem todos os meses, tratando de diversos assuntos direcionados aos estagiários da Clínica e os alunos de Psicologia da Católica. “Os nossos encontros mantêm viva a prática coletiva de estudo, com troca de saberes”, ressaltou a Profª Irinea Catarino.