Perspectivas econômicas mundiais em debate na 11ª Siucs

Por Bianca Bion, especial para o Boletim Unicap

Os professores de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Pernambuco, José Alexandre, Dinilson Pedroza e Valdecir Monteiro, apresentaram um panorama sobre a situação da economia no Brasil e no mundo. A palestra, realizada nesta quarta-feira (23), fez parte da programação da 11ª Siucs.

O evento reuniu estudantes dos mais variados cursos como Jornalismo, Direito e Ciências Econômicas. O professor José Alexandre fez um panorama da situação do Brasil em relação a temas como inflação, investimento e variação da taxa de câmbio.

“Para o país crescer, é preciso tornar nossa economia mais atrativa para investidores e capacitar mão de obra qualificada. A solução não é tão simples, não é só arranjar recursos, é preciso reformar as estruturas da economia, política e educação”, disse ele.

O prêmio Nobel de economia deste ano também foi um dos temas levantados no decorrer da palestra. Os três vencedores Eugene Fama, Lars Hansen e Robert Shiller publicaram trabalhos baseados em análises empíricas do mercado e apresentam ideias de correntes contrárias.