Turismo e água são tema de seminário na Católica

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro, a Universidade Católica de Pernambuco, por meio do seu curso Gestão de Turismo, realiza homenagem, à data, com o tema: Águas e Vidas, do Sertão ao Litoral de Pernambuco, Patrimônios Ambientais para o Lazer! O evento, que será no dia 8 de outubro, às 18h45, no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4, terá a participação de Ceci Amorim (Empetur); da geógrafa Jeanete Viegas (Faculdade Damas); e, do também geógrafo, Wellington Lira (Incra-PE e Unicap) e conta com o apoio da Agência Experimental de Relações Públicas da Católica.

A coordenadora do curso de Turismo, Rosilei Montenegro, explicou que o evento abordará o tema escolhido pela OMT com foco nas fontes hídricas de Pernambuco. “A ideia da gente é fazer alusão à temática, mas trazendo para a realidade pernambucana, mostrando as belezas do nosso estado.”

Ainda celebrando o Dia Mundial do Turismo, a Organização Mundial do Turismo, OMT, lançou uma campanha de conscientização ecológica, com o tema, Turismo e água: proteger nosso futuro comum, que foi escolhida para prestigiar o Ano Internacional da Cooperação na Esfera da Água, estabelecido pelas Nações Unidas. O lema destaca o papel do turismo no acesso ao líquido tão precioso, mostrando a importância da atuação do setor para a construção de um futuro hídrico mais sustentável.

Día Mundial del Turismo 2013 – Mensaje oficial de Taleb Rifai, Secretario General de la OMT from UNWTO on Vimeo.

Por meio de declaração, o Vaticano demonstrou aprovação ao tema. “É importante reiterar que todos os que estão envolvidos no fenômeno do turismo têm uma forte responsabilidade na gestão da água, de modo a que este setor seja efetivamente fonte de riqueza em nível social, ecológico, cultural e econômico”, destaca o documento do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes. A cúpula religiosa também quer colaborar com a causa. “A Santa Sé deseja unir-se a esta comemoração, trazendo a sua contribuição do âmbito que lhe é próprio, consciente da importância que o fenômeno do turismo tem no momento atual e dos desafios e possibilidades que oferece à nossa ação evangelizadora.”

Clique aqui e leia na íntegra Mensagem por ocasião da Jornada Mundial do Turismo 2013.