Debate aprofundado marca pré-estreia do filme Sobral: o homem que não tinha preço

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, ontem à noite (1º), a pré-estreia do filme Sobral: o homem que não tinha preço.  O documentário de 84 minutos foi exibido no auditório G2. Logo depois, houve um debate com a diretora Paula Fiúza. A mediação contou com a participação da professora do curso de Direito da Unicap e conselheira da OAB Pernambuco, Carolina Ferraz, e do jornalista da Assessoria de Comunicação da Universidade, Daniel França.

O documentário traz depoimentos emocionantes sobre Heráclito Fontoura Sobral Pinto, além de entrevistas do próprio Sobral. Apesar de ter apoiado o regime militar no início do golpe, logo mudou de posição ao constatar os atos que feriam a constituição nacional e os direitos humanos. Em uma das entrevistas, a viúva do então governador de Pernambuco Miguel Arraes, dona Madalena, conta como o jurista ajudou o seu marido a sair da prisão e a conseguir o exílio político na Argélia.

Outros depoimentos mostram o empenho dele em resgatar da Alemanha nazista de Hitler, Anita Leocádia Prestes. A filha de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes nasceu numa prisão e escapou de ser levada, ainda bebê, para um orfanato graças a intervenção de Sobral. Ele também atuou como advogado de Prestes, apesar de ter ideologia oposta ao do cliente. O filme conta o surgimento de uma amizade até então inimaginável.

“Este filme é um legado para quem faz Direito, principalmente para os nossos alunos que recebem aqui na Unicap uma formação voltada para os direitos humanos”, disse a professora Carolina Ferraz “. Quem também assistiu a pré-estreia foi a Pró-reitora Acadêmica da Unicap, Prof.ª Drª Aline Grego. “Muito obrigado por trazer para a grande tela a história desse grande homem e desse grande país. Como é bom saber que nossos heróis são humanos e que a ética é sinônimo de força e de amor à humanidade. O filme Sobral é um grande presente para todos nós”.

A diretora Paula Fiúza, neta de Sobral, estava emocionada com a acolhida ao filme. “Adorei o nível do debate, que bom que vocês gostaram”. Sobral: o homem que não tinha preço estreia em circuito nacional no dia 1º de novembro. Confira aqui o trailer http://www.youtube.com/watch?v=fIg_NmAeFJY