Presidente da Fiuc participa da V Conferência das Instituições Salesianas de Educação Superior da América no Mato Grosso do Sul

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), Padre Pedro Rubens, encontra-se em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para participar da V Conferência das  Instituições Salesianas de Educação Superior da América, onde na manhã desta terça-feira (27) fez conferência sobre “Desafios do contexto atual à Educação Superior Católica”. O evento está sendo realizado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

As discussões estão centradas no documento “Políticas para a presença Salesiana na Educação Superior 2012-2016”, elaboradas pelos reitores e diretores das IUS participantes da VI Assembleia Geral, em julho de 2012 e, posteriormente, aprovadas pelo Reitor-Mor e seu Conselho. Estão participando do encontro representantes do México, Guatemala, El Salvador, Peru, Equador, Chile, Argentina, Bolívia, entre outros países.

O evento teve início na segunda-feira (26) com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, seguida da abertura oficial, às 9h, com a presença do Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, Padre Lauro Takaki Shinohara; do Reitor da UCDB, Padre José Marinoni; do Conselheiro Regional da América Cone-Sul, Padre Natale Vitali; do Conselheiro Regional da Interamericana, Padre Esteban Ortiz; e do Coordenador Mundial das IUS, Irmão Mario Olmos.

A partir das 9h30, teve início a I Sessão, com a apresentação geral dos trabalhos feitos pelo Padre Marcos Sandrini, diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e coordenador das IUS da América. Às 10h30, Irmão Olmos abordou “O Processo das IUS em nível mundial e Políticas para presença salesiana na educação superior” e “Programa Comum 4 (2012-2016)”. Após o almoço, às 14h30, foi realizada a III Sessão do dia, com a “Avaliação do Processo das IUS da América” e “Apresentação de experiências nas IUS da América”.

A programação desta terça-feira (27), segundo dia do evento, começou com celebração eucarística presidida pelo Padre Thelian Argeo Corona Cortes, Reitor da Universidad Salesiana de Bolívia, seguida da conferência do presidente da Fiuc sobre “Desafios do contexto atual à Educação Superior Católica” e do painel “A qualidade da proposta educativa para um impacto na sociedade”, apresentado pelo Irmão Mário Olmos. Interação/diálogo em assembleia sobre o painel e reunião de grupos para aprofundar questões ligadas à “qualidade da proposta educativa e seu impacto na sociedade” encerram a programação da manhã. Encerrado a programação do dia, os participantes da conferência visitam a Universidade Católica Dom Bosco e o Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas.

Na quarta-feira (28), estão programadas  missa presidida pelo Padre Jair Marques, do Unisalesiano de Lins e Araçatuba, apresentação de trabalhos de grupo, assembleia e reunião de definição das linhas de trabalho prioritárias para as IUS da América. No último dia de trabalhos (29), acontece a apresentação e votação do Plano de Trabalho e conclusão da conferência.

Com informações do portal da UCDB