Psicanalista belga ministra na Católica minicurso sobre os usos sociais da perversão

DSCN3980Na noite de sexta-feira(23), o psicanalista belga Jean-Pierre Lebrun, da Associação Lacaniana Internacional de Paris, ministrou, no auditório da Universidade Católica de Pernambuco, minicurso sobre “Usos sociais da perversão”.

O minicurso faz parte da programação do I Colóquio Internacional sobre a Metapsicologia da Perversão, promovido pela Unicap em parceria com a Université Catholique de L’Ouest, da França.

O psicanalista partiu da constatação clínica de que há, cada vez mais, pessoas que funcionam de modo perverso. “É um modelo diferente da neurose dos tempos mais remotos, e é consequência da modificação social a qual estamos sendo conduzidos”, frisou. Segundo o psicanalista, o neoliberalismo tem uma grande importância, gerando uma mudança na realidade psíquica das pessoas. “Estamos cada vez mais submetidos a buscar satisfações imediatas e, quando a fonte se acaba, não conseguimos mais suportar as dificuldades da existência”, afirmou.

DSCN3978O colóquio será realizado de 26 a 28 de agosto, com simpósios, conferências e momentos culturais, sendo realizado, durante os três dias, das 8h da manhã até as 21h. Para detalhes sobre a programação, acesse: http://www.unicap.br/coloquioperversao/?page_id=25