Centenas de “Feras” fazem o vestibular de meio do ano da Católica

IMG_0994
O Vestibular do meio do ano da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para os setes cursos de graduação oferecidos – Arquitetura, Direito, Engenharia Civil,Fisioterapia, Licenciatura em História e Publicidade – aconteceu neste sábado, dia 13 de julho, das 8h às 13h, no bloco G da Católica. Enquanto os feras faziam as provas, os pais e acompanhantes participavam de dinâmicas, oficinas e palestras na Biblioteca Central, uma recepção da Jornada de Portas Abertas que é marca dos processos seletivos da Unicap.

Com 1.245 inscritos, 142 candidatos a mais que a edição do meio do ano passado, esse processo seletivo ofereceu 261 vagas distribuídas em sete cursos. os cursos mais concorridos foram Arquitetura e Direito, com oito candidatos por vaga; Jornalismo teve 5,8 e Engenharia Civil 4,75.

foto1
Padre Pedro Rubens dando as boas vindas na Biclioteca Central

O Reitor Padre Pedro Rubens falou ao Boletim Unicap sobre a importância de abrir oportunidades ao meio do ano. “É uma tradição marcante da nossa Universidade. O aluno não precisa mais esperar um ano inteiro para entrar. A Unicap inova abrindo as portas não só para os candidatos, mas também porque se coloca à disposição dos pais e acompanhantes durante todo processo seletivo”, frisou Padre Pedro.

Uma hora antes do início da prova, o térreo do bloco G da Católica já estava tomado pelos feras. Candidatos, pais e acompanhantes foram recebidos ao som do MPB Unicap, que ajudou a tornar o ambiente ainda mais aconchegante. Uma mistura de nervosismo e confiança era evidente no semblante dos inscritos. Os estudantes Luis Carlos, de 17 anos, Luisa Duarte,16, e Joana Colaço,16, contaram sobre as expectativas antes da avaliação.

Luis Carlos, Luisa Duarte e Joana Colaço

“Estou fazendo o vestibular para Arquitetura, pois é uma área em expansão no cenário econômico brasileiro. Estou um pouco tenso, mas espero me sair bem hoje e vir estudar com a ótima estrutura da Católica”, comentou Luis. “Melhorar a cidade, planejando um lugar melhor para se viver”, esse é o objetivo da futura arquiteta Luisa Duarte, ela contou também que estava ansiosa para o início da prova. Joana Colaço sonha em fazer Direito desde criança. “Sempre me identifiquei com a área e sempre ouvi que o curso da Unicap é um dos mais respeitados do Brasil, por isso optei por prestar vestibular aqui”, destacou.

IMG_0978
Cecília Duarte, Nathália Guimarães e Thaís Downsley

Em uma das mesas, que ficam em frente ao “Café Com Que?”, estavam reunidas as amigas Cecília Duarte, 17 anos, Nathália Gimarães, 16, e Thaís Downsley, 17. A primeira irá realizar um grande sonho quando entrar no curso de Arquitetura e continuar os passos de grande parte da família. Já Nathália e Thaís vão prestar a prova para Direito. “Tive muitas dúvidas na hora de escolher o curso, mas como já tenho advogados na família e meu avô é desembargador, eu acabei optando pela carreira jurídica”, revelou Nathália.

Um dos maiores parceiros que os candidatos podem ter para driblar o nervosismo é a presença dos pais, apoiando antes da tão aguardada aplicação da prova. No hall do bloco G, vários deles fizeram questão de vir acompanhando os filhos. Foi o caso de Levi Salustiano e Maria José Salustiano, que vieram trazer o filho Lucas, que prestou vestibular para o curso de Engenharia Civil.

IMG_0977
Lucas, Maria José e Levi Salustiano

“O sonho de qualquer pai é que o seu filho tenha o melhor futuro possível. Conto com a aprovação dele hoje, mas o meu maior desejo é a sua felicidade “, contou Levi.

IMG_1020
Oficina de Fisioterapia

Cinco horas que podem mudar a vida de toda família. Filhos fizeram provas, pais torceram muito e, no momento da realização da avaliação, todos os acompanhantes foram acolhidos dentro da Biblioteca Central, para conhecer melhor a estrutura do Campus, participar de dinâmicas e oficinas. “Estamos abrindo as portas da Católica para que todos os envolvidos no processo possam conhecer nossa estrutura e esperar os candidatos da maneira mais confortável possível”, destacou a coordenadora Geral de Graduação, Verônica Brayner.

IMG_1015
Oficina de Fotografia

Os presentes foram recebidos por um delicioso café da manhã colaborativo, puderam aferir a pressão, participar de oficinas de fisioterapia e fotografia, além de terem sido apresentados a alguns professores da Universidade.

A atividade realizada pelo curso de Fisioterapia foi chamada de “Movimento é Saúde”. Uma dinâmica que reuniu consciência corporal, alongamento e relaxamento muscular. Já o curso de Fotografia proporcionava aos participantes tirar fotos que foram postadas no blog do curso http://www.unicap.br/galeria/pages/.

Os primeiros feras foram saindo das salas às 11h, horário mínimo permitido para estregar a avaliação. Enquanto  uns mostravam confiança em ter feito uma prova boa, outros preferiram a cautela na hora de comentar o desempenho. Foi o caso de Thaís Downsley, que voltou pra falar com o Boletim Unicap. “Não sei afirmar se fui bem ou mal na prova. A área de exatas foi a mais trabalhosa pela quantidade de cálculos”, salientou ela.