Pesquisadores apresentam trabalhos no segundo dia do 7° Encontro Internacional das Águas

Salão Receptivo da Católica

Está sendo realizado desde ontem (15), aqui na Universidade Católica de Pernambuco, o 7° Encontro Internacional das Águas(7EIA). Na tarde desta quinta-feira (16), pesquisadores inscritos apresentaram painéis no Salão Receptivo da Católica sobre os resultados e o desenvolvimento de seus trabalhos científicos.

congreO evento, presidido pela Profª Drª Arminda Saconi Messias, está sendo promovido pela Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Marinha do Brasil – Capitania dos Portos de Pernambuco, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, Ministério do Meio Ambiente – Secretaria de Recursos Hídricos, Associação Brasileira de Engenharia Ambiental – Asbea e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco – Sectma.

Auditório G2

As apresentações orais começaram pontualmente às 14h30, sendo os vinte trabalhos inscritos no dia de hoje divididos entre os auditórios G1 e G2. A pesquisadora goianiense Ludmila Cavalcante apresentou o trabalho denominado “Detecção de micro-organismos em água na cidade de Goiânia”. Ela falou sobre a pesquisa desenvolvida ao Boletim Unicap.

“Alguns micro-organismos que nós encontramos nos rios que cortam a cidade de Goiânia podem não causar doenças gerais em todas as pessoas, mas em outras pode gerar enfermidade. Um exemplo é o micro-organismo Helicobacter pylori, que não é combatido ainda pelo Ministério da Saúde”, alertou Ludmila.

No Salão Receptivo da Católica, outros quarenta trabalhos foram expostos. As pessoas, que lotaram o local, puderam se dirigir aos pesquisadores para conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos. A estudante Iana Souza, de Saneamento Ambiental do Instituto Federal do Ceará, natural da cidade  de Limoeiro do Norte – CE,  viajou de ônibus por mais de doze horas para apresentar o trabalho intitulado “Influências de fossas negras na contaminação de poços subterrâneos na comunidade Vila Nova, Itaiçaba-Ceará”. Ela falou ao Boletim sobre a experiência de expor o trabalho aqui na Unicap. “Esses encontros são importantes para expandir o nosso conhecimento, podemos trocar ideias com outros pesquisadores e aprimorar o nosso trabalho”, destacou ela.

Iana Souza apresentado a pesquisa
Iana Souza(camisa azul) apresentado a pesquisa

A aluna de Biologia da Unicap Camila Silva ressaltou a importância do evento para os estudantes da Católica. “Os trabalhos que estão sendo apresentados me surpreenderam pela variedade. É muito bom conhecer as experiências de instituições de outros estados”, frisou ela.

Dia 17 de Maio de 2013 (Sexta-feira)

9h às 12h : Minicursos;

12h : Almoço;

14h30 : Sessão Técnica Painel;

14h30 : Sessão Técnica Oral;

17h :
Conferência: Água e Saúde na Amazônia na Agenda Estratégica de Cooperação da OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica,
Conferencista: Dr. Antônio Restrepo Botero – Coordenador de saúde da OTCA – Brasília-DF

18h30 : Intervalo;

19h :
Conferência: Recuperación del embalse San Roque: relevamiento de estado, investigación de causas y propuestas de remediación,
Conferencista: Dra. María Alejandra Bustamante – Universidade Católica de Córdoba/Argentina

20h30 :
Conferência: A Amazônia Azul e o Brasil na Antártica,
Conferencista: CMG (T) Aldecir Vieira Simonaci – Coordenador do Programa de Mentalidade Marítima, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar