Curso de Fisioterapia da Unicap promove encontros sobre o Enade

DSCN3052O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco está promovendo uma série de encontros que visa preparar os estudantes para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será realizado no próximo dia 24 de novembro,  às 13h, horário de Brasília. A primeira reunião foi nesta terça-feira(30), às 13h30, no auditório G2 da Unicap. A prova é aplicada pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, a avaliação faz parte do  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“A programação do ano é de termos quatro encontros que irão culminar com a realização do Enade. Hoje nós faremos uma introdução sobre o que é a prova. Nos próximos dois encontros nós vamos fazer simulados e no último será realizado um questionário que envolva conhecimentos específicos, gerais, econômicos”, explica o coordenador do curso Paulo Veiga.

As diretrizes para o exame serão divulgadas até o dia 31 de maio. Entre 22 de outubro e 24 de novembro, o Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, pelo site da instituição: http://portal.inep.gov.br. Somente depois do preenchimento desse documento, o aluno terá acesso ao local de prova e poderá imprimir o Cartão de Informação do Estudante. Devem fazer o Enade, os estudantes que ingressaram no curso de Fisioterapia em 2013 e que tenham cumprido até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período. Podem ser chamados também aqueles  que tenham expectativa de se formar até julho de 2014, assim como os que tiveram concluído mais de 80% da carga horária mínima da grade curricular. Ficam dispensados aqueles que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2013 e os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização da avaliação, em instituição conveniada com a Unicap. A dispensa estará registrada no histórico escolar do concluinte.

Segundo o coordenador, os alunos precisam perceber que o maior prejudicado em não fazer o exame é o próprio estudante. “Existem pessoas que não respondem a prova de forma correta, por se tratar de uma avaliação realizada em um domingo às 13h. Mas a empenho é muito importante, pois um resultado ruim pode prejudicar o nosso curso e o próprio aluno, quando ele se lançar no mercado de trabalho”, destacou ele.

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS:

No dia 10/05, o primeiro simulado, das 8h às 12h.
No dia 16 /08, será realizado um treinamento, das 8h às 12h, mostrando o questionário que os estudantes precisam responder.
No dia 30/08 e 27/09 , serão realizados mais dois simulados, de 8h às 12h.

Mais informações pelo telefone 2119-4181