Papas Francisco e Bento XVI têm encontro histórico
|O papa Francisco e seu predecessor, o papa emérito Bento XVI, tiveram encontro histórico, neste sábado (23), no palácio apostólico de Castel Gandolfo. É a primeira vez na história do catolicismo que dois papas se reúnem.
Bento XVI recebeu pessoalmente o novo papa no heliporto da residência de veraneio papal e depois se reuniu com ele na biblioteca do palácio apostólico, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Durante o encontro, o papa emérito reiterou ao papa Francisco “sua reverência e obediência”, e novo pontífice, por sua vez, manifestou seu “agradecimento próprio e de toda a Igreja pelo ministério desenvolvido por Bento XVI durante seu pontificado”, informou o porta-voz.
Durante o histórico encontro, os dois líderes religiosos rezaram na capela do palácio apostólico.”Papa Francisco quis que se sentassem juntos, no mesmo banco, para rezar. Ele disse: ‘somos irmãos'”, contou Lombardi, depois de explicar que o papa emérito havia oferecido o posto de honra.
Durante o encontro privado na biblioteca, Francisco presenteou seu antecessor com uma imagem da “Virgem da humildade”.”Francisco disse que escolheu esta virgem porque pensou nele e em todos os exemplos de humildade que deu durante seu pontificado”, explicou Lombardi.
Inúmeras pessoas reunidas na pequena praça central do balneário aplaudiram quando o helicóptero trazendo o novo Pontífice sobrevoou a localidade.