Curso de letras promove oficina de leitura para alunos do Ensino Médio

Através de rima, poesia e análise textual, alunos do Ensino Médio conheceram um pouco do que propõe o curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco. A oficina “Aprender Pensando” fez parte do circuito de palestras do Católica In, um projeto de orientação profissional voltado para jovens do Ensino Médio.

O aluno do 7º período de Letras, Maurício Santana, foi quem ministrou a primeira parte da oficina. Ele trabalhou compreensão textual e leitura, sendo este último, aspecto que considera um dos mais problemáticos. “Observo que os alunos que vêm do Ensino Médio possuem muita dificuldade com a leitura. Eles estão acostumados a uma leitura superficial. Por isso optei pro passar uma leitura mais aprofundada de três músicas”, afirmou.

As canções foram, respectivamente, “Amélia”, de Mário Lago e Ataulfo Alves, “Dandara”, de Ivan Lins e “Migalhas”, de Erasmo Carlos. A turma foi dividida em duplas e os alunos analisaram, junto ao professor, cada música no contexto em que foi produzida, “procurando informações que estão subjacentes”, como afirmou Maurício.

“Em Amélia, canção produzida na década de 40, a mulher perfeita é aquela submissa, que vivia para o seu companheiro. As poucas que tentavam mudar essa realidade, buscando luxo e riqueza, não eram a mulher ideal. Já em Dandara, o eu-lírico conta a história de uma mulher pós-moderna forte, guerreira, independente e livre. A canção de Ivan Lins foi elaborada de modo a se preocupar com os mínimos detalhes, construída em versos decassílabos e heróicos. “Migalhas” também mostra a mulher pós-moderna, independente do homem, de personalidade forte, que sabe dizer não. A diferença dessa música é que o eu-lírico é a própria mulher, é ela quem fala”, explicou Maurício.

De acordo com o professor, a leitura é o conjunto de estratégias, onde se analisa a palavra de determinadas maneiras, dentro de um contexto específico. E para efetuar uma leitura correta de aprendizado, Maurício recomenda: “É preciso ter paciência. Ler até compreender o que o texto quer lhe dizer e repetir essa leitura quantas vezes for necessário.”

A segunda parte da oficina foi apresentada por Alessandro Cezar, que distribuiu um texto informativo aos alunos, com o objetivo de trabalhar um texto de maneira mais aberta. “Até ingressar na universidade, os estudantes são preparados para um formato diferenciado, o formato que é exigido nas provas de vestibular. Aquele que não dá possibilidade de interpretações diferenciadas, de análises opinativas. Nas universidades, o aluno é preparado para produzir textos e analisá-los de maneira crítica”, afirmou Alessandro.

A coordenadora do curso de Letras, Haidée Camelo, também aproveitou a oportunidade do evento para esclarecer aos alunos questões de mercado de trabalho e explicar como o profissional de Letras pode atuar. Além disso, a professora falou um pouco das propostas que o curso da Unicap oferece. “O curso da gente não investe apenas na formação intelectual, a gente se preocupa também com a formação humana desses indivíduos”, afirmou.

Anniely Soares, 17, aluna do 3º ano da Escola Nossa Senhora da Conceição em Olinda, revelou que decidiu participar do Católica In sem ter nenhuma certeza de que carreira seguir.  Depois do evento, algumas mudanças aconteceram. “Fiz a orientação profissional e disseram que levo jeito para Exatas. Dessa área, gostei muito da proposta de Engenharia, mas essa oficina de Letras foi tão boa que me deixou em dúvida. Agora, vou decidir entre os cursos de Engenharia e Letras. Sei que são áreas totalmente distintas, mas é que gosto muito de ler e fazer cálculos.”

A aluna de 17 anos do Porto Digital, Vânia Gomes, está numa situação mais estável e certa de que quer fazer Letras. “Até a quinta série não gostava de português, mas, a partir da 6ª uma professora começou a me incentivar a fazer Letras. Comecei a gostar muito de português. Decidi participar do Católica In para ter certeza do que o profissional de Letras pode fazer. Quero fazer esse curso e quero ser professora”, contou Vânia.