A inauguração da nova sede do Criança Esperança é marcada pela solidariedade e alegria

A inauguração da  nova sede do Espaço Criança Esperança (ECE) no Nordeste, em Jaboatão dos Guararapes, aconteceu no sábado (9), com uma cerimônia para mais de 300 pessoas no Cinetatro Floriano, do ECE. Para a criançada, quem comandou a festa  foi o palhaço Chocolate, no 14º Batalhão BMITz.

O evento foi marcado pela solidariedade e alegria. A apresentação do Coral da Globo Nordeste abriu a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e representantes dos parceiros do projeto. Fazendo um pronunciamento emocionado,  o coordenador geral do Espaço Criança Esperança Jaboatão, Alcivam Oliveira, agradeceu o empenho de todos os parceiros e falou sobre a importância da iniciativa. “Fincamos um marco no tempo. Os que vierem depois saberão que todos esses parceiros se juntaram para celebrar a solidariedade”.  O Reitor  da Universidade Católica, Padre Pedro Rubens, ressaltou a importância da troca de experiência entre as partes envolvidas. “A importância é grande para a Unicap, para os destinatários e para o município de Jaboatão. O que mais devemos destacar desse processo é o aprendizado entre os parceiros diferentes, que se juntam em prol de um mesmo objetivo. Essa é a genialidade do projeto”. O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, ressaltou o pioneirismo das parcerias. “Essa parceria traz qualidade e experiência de instituições comprometidas em fazer o novo. A presença pioneira da Unicap, da Rede Globo, da Prefeitura de Jaboatão e do Exército brasileiro faz com que nós quebremos paradigmas. Tudo isso é o começo de tudo que ainda vamos realizar”. O  show contagiante do maestro Spock  finalizou o evento trazendo a diversidade e o ritmo presentes da cultura pernambucana.

A nova sede do Espaço Criança Esperança fica no município de Jaboatão, no Bairro Socorro. A Unicap é gestora local do projeto, desenvolvendo ações pedagógicas e administrativas. Esse trabalho faz parte de uma ampla parceria entre a Universidade,  Rede Globo Nordeste, Unesco, Prefeitura de Jaboatão e 14º Batalhão BMITz. O local oferece três programas que auxiliam o desenvolvimento educacional e social dos membros da comunidade. O programa “Recriarte” oferece oficinas de teatro, música, dança. Enquanto que o “Conexões” prepara os alunos do ensino médio para o mercado de trabalho. O  reforço escolar em português, artes, matemática, informática é desenvolvido pelo programa “Mãos dadas com a Escola”.