II Jornada Pernambucana de Fisioterapia Esportiva foi realizada na Unicap

Teve início na última sexta-feira (21), nas salas do segundo andar do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco, a II Jornada Pernambucana de Fisioterapia Esportiva (Jopefe). O evento começou com a realização de minicursos sobre os temas “Kinesio Taping”, “Cadeias Filosóficas no Esporte” e “Training no futebol”.

O responsável pela palestra de “Kinesio Taping” foi o fisioterapeuta do Clube Náutico Capibaride e da seleção pernambucana de futsal e beach soccer, Paulo Baptista. O convidado explicou como esse método é usado, o material que ele é feito, como é o funcionamento e as vantagens. “Muitos pensam que esse tipo de tratamento não é eficaz, mas depois que o conhecem sabem que funciona”, disse.De acordo com Paulo, a Kinesio é apenas um complemento de um tratamento de uma pessoa que tenha algum problema muscular. Após a explicação, o palestrante ensinou aos alunos a forma certa de aplicação do material na pele do paciente.

Em outra palestra, os alunos aprenderam como utilizar o CORE, tratamento com bola suíça. O fisioterapeuta Dayvisson Marques ensinou aos participantes a como utilizar, de forma correta, o CORE nos seus pacientes. Em seguida, junto com os alunos, praticou as atividades com a bola suíça ensinando os métodos. Dayvisson é formado em Fisioterapia e está no time de futebol feminino do Sport.

À noite, a programação continuou com a palestra magna sobre o tema “Fisioterapia Esportiva no alto rendimento: o que temos de evidências”, com o presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), Dr. Felipe Tadiello. No sábado (22), foram realizadas palestras e debates com nomes importantes da fisioterapia esportiva do país.