Termina encontro do Provincial Jesuíta do Brasil com a Área do Ensino Superior, na Unicap

Fotos: Carolina Nogueira

O Encontro do Provincial do Brasil, Padre Carlos Palacio, com a Área do Ensino Superior da Companhia de Jesus no Brasil, aqui na Universidade Católica de Pernambuco, encerrou suas atividades no início da tarde desta sexta-feira (14).

A programação começou cedo com uma eucaristia, em seguida, houve a plenária onde os participantes do encontro, 22 jesuítas e leigos representantes da Unicap; Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos; Centro Universitário da FEI, Unifei, em São Bernando do Campo; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC Rio, e a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Faje, de Belo Horizonte, se dividiram em quatro grupos para realização de atividades.

Os grupos se reuniram para formularem três ou quatro sugestões de como a Área da Educação Superior poderá se articular com a Missão das outras presenças apostólicas da Companhia no Brasil.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Unicap, o Provincial Jesuíta do Brasil, Padre Carlos Palacio, falou sobre o encontro. “A reunião que está acontecendo aqui na Unicap com a Área da Educação Superior faz parte do processo de reuniões com todas as áreas. Assim como esta, já houve reuniões com a Área da Educação Básica, da Espiritualidade, do Apostolado Social, ainda falta com a Área das Paróquias, do Apostolado Intelectual e assim por diante. Houve muitas reuniões com as diversas áreas e esta faz parte desse conjunto, ou seja, não é que haja um objetivo específico para a Área da Educação Superior. Com esta área e com as outras o que se trata é transmitir a esse grupo o que é o essencial da proposta e, sobretudo, a mudança de paradigma em termos de realização da Missão, que significa deixar o modo que, até agora, vínhamos tendo de organizar a Missão para um modo novo, diferente que é muito mais articulado, diríamos na linguagem atual, embora a palavra não seja, talvez, mais apropriada de um trabalho mais articulado em rede. Esse é o objetivo e a finalidade primordial desta reunião.”

Em seguida, Padre Palcio falou da importância da área em questão. “Evidentemente que a Área da Educação Superior tem uma importância muito grande pelo que representa a presença da Companhia no mundo intelectual e acadêmico, que oferece, por assim dizer, o espaço para um debate público sobre questões fundamentais da sociedade e para a vida das pessoas. Essa importância justifica a pergunta: de que maneira as universidades podem contribuir para esse processo? Eu diria que tem duas maneiras que as universidades podem contribuir. Por um lado, cada uma das universidades está situada em um local específico, numa área geográfica do Brasil, com as suas características e, portanto, está enraizada. Então, de alguma maneira a universidade, com as outras presenças apostólicas da Companhia, nessa região, ou no que virar a ser uma plataforma apostólica, as universidades têm que pensar como articular-se com o conjunto dessa Missão. Em que medida o que há de específico no trabalho delas contribui, ajuda e enriquece a ação comum para uma determinada opção apostólica. O outro aspecto que também é ligado às universidades, que é, o que poderíamos chamar, a transversatilidade, ou seja, a função das universidades ajudarem a Missão apostólica da Companhia nas diversas presenças, que por hipótese se realizam em lugares concretos particulares, ajudar essas presenças a não perder de vista o horizonte maior, universal, primeiro nacional, depois universal da Missão da Companhia de Jesus.”

Após a apresentação das sugestões dos quatro grupo,s aconteceu uma plenária e, em seguida, o encerramento do encontro.