Ex-aluna de Jornalismo da Católica conquista o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

A ex-aluna de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco  Laís Ferreira conquistou o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Ano V, promovido pela Secretaria da Mulher e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).  Laís conquistou o primeiro lugar na categoria Estudante de Pós-Graduação, com o artigo científico “Mídia, aborto e gênero: uma análise das matérias sobre o caso Alagoinha no Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio”. O trabalho premiado é parte de sua monografia de conclusão do curso de Jornalismo, elaborada sob a orientação da professora Fabíola Mendonça, em 2010.

O estudo analisa a cobertura dos dois jornais locais sobre o caso da menina de 9 anos que engravidou de gêmeos ao ser abusada pelo padrasto, no município de Alagoinha, Agreste pernambucano. O caso ganhou repercussão internacional com a decisão do então arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso, de excomungar a mãe da garota e os médicos que realizaram o aborto.
Lais acompanhou de perto a cobertura jornalística ao trabalhar na ONG Grupo Curumim.

O Prêmio Naíde Teodósio tem como objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade. O título faz homenagem à médica Naíde Teodósio (1915-2005), que dedicou-se à luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, a médica orientou suas pesquisas para erradicar as desigualdades sociais, com especial enfoque ao combate à desnutrição. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição, no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.