Fé e Alegria realizou aula temática nesta sexta-feira

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou na manhã desta sexta-feira (18) uma aula temática sobre Romantismo, na sala 410 do boco B da Unicap, para os alunos do Gapa (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico) Tradicional e do Seriado e para os estudantes do Liceu de Artes e Ofícios que foram convidados.

A professora Suellen Rafaella iniciou explicando que o romantismo se divide em três fazes: a poesia, a prosa e o teatro. Na aula do dia, a professora começou articulando sobre o romantismo poético. Falou que tem como característica o Nacionalismo, Subjetivismo, Indianismo, Idealização, Pessimismo, Escapismo, Social e Sensualismo.

A poesia é dividida em três gerações. A primeira aborda o nacionalismo, o indianismo e o sentimentalismo, tendo como destaques Gonçalves Dias e Gonçalves Magalhães. Suellen apresentou como exemplos “I Juca Pirama”, “Canção do Exílio”, “Ainda uma vez adeus!”.

A segunda traz como características o egocentrismo, o pessimismo, o satanismo e a atração pela morte, tendo como principais representantes Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. A professora falou um pouco sobre Lord Byron citando algumas de suas frases como: “A morte, assim chamada, é algo que faz os homens lamentarem: e ainda assim um terço da vida é passado no sono”. Como exemplo de poesia, foi mencionado “Lira dos vinte anos”. A terceira geração desenvolve uma poesia de cunho político e social, e tem com principal representante Castro Alves. Citou a poesia “Boa noite Maria”.

No romantismo teatral, representado por Martins Pena, é encontrado a sátira social, uma comédia de costumes, ambiente urbano e rural e o teatro popular. E na prosa tem como principais características o sentimentalismo, o impasse amoroso, com final feliz ou trágico, a oposição aos valores sociais, peripécia, o flasch-back narrativo, o amor como redenção, a idealização do herói, a idealização da mulher, personagens planas, a evasão e uma linguagem metafórica.

Suellen Rafaella explicou os tipos de romances: Indianista, Regional e Urbano, e os seus principais representantes: Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar, Manoel Antônio Almeida, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães e Franklin Távora. Como obras principais: A Moreninha, O Guarani, Iracema, Senhora, Lucíola, Diva, O gaúcho, Memórias de um sargento do milícias, Inocência, A escrava Isaura e A Cabeleira.