Reitor e Pró-reitores da Católica participam da solenidade de posse da Reitora da UFRPE

Pe. Pedro Rubens foi convidado para compor a mesa durante a solenidade que concedeu o título de Reitora à professora Maria José de Sena e de Vice-reitor ao professor Marcelo Brito Carneiro Leão

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e os pró-reitores Acadêmico, Aline Grego, e Administrativo, Luciano Pinheiro, participaram na tarde de segunda-feira (14) da sessão solene de transmissão de cargo de Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). No salão nobre da UFRPE, um grande público presenciou a posse da professora Maria José de Sena como Reitora e do professor Marcelo Brito Carneiro Leão como Vice-reitor, cargos que serão ocupados até 2016.

A mesa — presidida pelo ex-reitor da UFRPE Valmar Corrêa de Andrade — foi composta pelo vice-governador do estado de Pernambuco, João Lyra Neto, que representou o governador Eduardo Campos; o ex-senador e ex-vice-presidente da República Marco Maciel (DEM); o deputado estadual Luciano Siqueira, representando o poder legislativo; a desembargadora Margarida Cantarelli, representando o Tribunal Regional Federal (TRF) e a Academia Pernambucana de Letras;  o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro; a Reitora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Cláudia da Silva Santos; o Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernandes Araújo Calado; o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; o coordenador do Sindicato dos Professores da UFRPE, Cícero Monteiro de Souza, representando os docentes; e, por fim, Ivson Carlos Barros Nunes, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRPE.

“Estou terminando hoje 17 anos de casamento”. Foi assim que Valmar Corrêa de Andrade iniciou seu discurso de despedida. Depois de falar sobre a contribuição que deu à UFRPE, o agora ex-reitor se viu homenageado pelo coral da Universidade, que, sob a regência da professora Evani Barbosa, cantou a canção “Leão do Norte”, de Lenine.

O ex-reitor da UFRPE passa o cargo à professora Maria de Sena

Ex-aluna da Licenciatura em Ciências Biológicas da Unicap, Maria José de Sena recebeu as vestes talares e o capelo, tradicional indumentária europeia. Marcando o primeiro reitorado feminino em 100 anos de UFRPE, a professora foi homenageada pelo professor e violonista Henrique Annes com a música “Maria Maria”, de Milton Nascimento. As palavras ficaram a cargo da professora Juliene Barros: “Acuidade intelectual, sensibilidade humana e visão empreendedora a caracterizam. Estar à frente da reitoria hoje parece um trabalho natural”, afirmou.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco agradeceu a presença dos Pró-reitores da Católica, Aline Grego e Luciano Pinheiro, além de saudar demais personalidades convidadas. O Vice-reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, completou: “Saúdo nosso ex-reitor Valmar Corrêa e nossa magnífica Reitora, Maria José de Sena, que escreve pela primeira vez na história desta universidade a mulher brasileira à frente da reitoria. Tenham a certeza que não faltarão esforços e dedicação de nossa parte”.

Finalizando a cerimônia, a Reitora considerou: “O exercício democrático e os novos ares culturais me permitem hoje conduzir os rumos dessa universidade. Buscarei potencializar todas as sementes que aqui germinarem”. A respeito da transição, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, relatou: “Essa posse significa não apenas uma questão de gênero, mas também a preparação que a mulher está tendo para ocupar determinadas posições na sociedade, e a mentalidade democrática que pode existir quando se quer”.

“Há também uma importância grande para o momento do estado em relação à integração de campos, como o de Suape. A Universidade tem uma agenda abrangente, e é importante percebermos de que forma a gente se completa, e de que maneira nós vamos exercer parcerias entre as diferentes instituições”, finalizou Padre Pedro.