Alunos de fotografia fazem exposição no jardim da Católica

Foto: Carolina Nogueira

Os alunos do módulo 1 do curso tecnológico de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco estão expondo seus trabalhos, realizados na disciplina de Laboratório Preto e Branco, sob a direção da professora Eleonora Saldanha Marston, no jardim do bloco G da Universidade, onde vão permanecer durante todo o dia desta quinta-feira(03).

As fotos foram feitas com câmeras de material reciclável. A técnica utilizada é conhecida por Pinhole – Buraco de Alfinete, que se diferencia das câmeras tradicionais, por não apresentar lentes e nem objetivas.  A imagem dos tipos de câmeras usadas pelos alunos é formada através de um pequeno orifício, normalmente feito com agulha.

Exposição Preto e Branco.

As câmeras podem ser confeccionadas com caixas de materiais e tamanhos variados. Elas devem ser completamente vedadas, tendo como única passagem de luz o pequeno furo feito por agulhas. Esse tipo de câmera também é conhecida por Estenopeica. “Esse tipo de trabalho serve para dar uma maior noção do que é feita a fotografia e mostrar que de pequenas coisas, que achamos ser descartáveis, podemos transformá-la em arte”, comenta Eleonora Marston, professora do curso de Fotografia.