Professor de Ciência da Computação da Unicap lança livro no dia 26 na Livraria SBS

O professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco Antônio Mendes da Silva Filho vai lançar, no dia 26 de maio, “Introdução à programação orientada a objetos C++”, sua terceira publicação. Ele é Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mesmo sendo um profissional que trabalha na área de exatas, ele revelou que gosta de escrever. “É uma das coisas que mais gosto de fazer”, afirmou. O livro é indicado para iniciantes no curso de computação ou engenharia que queiram adquirir um conhecimento básico sobre o que é lógica.

Como tudo começou

O conteúdo do livro começou a ser preparado em 2006, quando o professor ofereceu um curso sobre C++, uma linguagem de programação orientada a objetos que, segundo Mendes, é um dos paradigmas de programação atual. “Na época do curso não tinha pretensões de publicar esse material, mas ao longo dos anos, tive a oportunidade de trabalhar esse conteúdo. Então, depois de realizar algumas adaptações a fim de transformar o que tinha em um livro, apresentei o projeto à editora, e eles aprovaram. Foi muito trabalhoso, mas valeu a pena. Não vejo a hora de ter o livro em minhas mãos”, contou.

“Introdução à programação orientada a objetos C++” é um livro básico e prático, no sentido de fazer com que os alunos se familiarizem com muitos exemplos de casos de lógica. Mais de 100 casos foram reunidos pelo professor na obra que possui mais de 300 páginas. O número assusta, mas de acordo com Mendes, o livro foi feito de uma maneira dinâmica, com a finalidade de prender os alunos ao assunto.

Outras obras

Os dois primeiros livros do docente também têm relação com a área da computação. O primeiro deles, “Arquitetura de Software” foi publicado em 2002 e de acordo com Mendes “é o único livro do Brasil que trata sobre o assunto”. Dois anos depois, em 2004, ele lançou sua segunda publicação: “Programando com XML”, que – assim como o C++ – também se trata de um padrão de linguagem e é a abreviação para o termo em inglês “Extensible Markup Language”. Toda a bibliografia do professor foi publicada pela Editora Campus, recentemente adquirida pela editora internacional Elsevier.

Mania de escrever

Essa maneira dinâmica e atrativa de escrever pode ser identificada em outros textos do autor, que colabora mensalmente em uma coluna da revista eletrônica paranaense Espaço Acadêmico.  Nela, ele aborda temas da atualidade ligados à ciência e à tecnologia como conectividade e informação, tecnologia e sustentabilidade, inclusão digital, criatividade, dentre outros. Em um dos textos publicados na revista, o professor demonstra que o risco de dirigir ao mesmo tempo em que se está utilizando o celular chega a ser quatro vezes maior que quando se dirige embriagado.

O cientista colabora com a revista desde 2000 e já teve cerca de 100 artigos publicados sobre assuntos diversos. Quem estiver interessado pode conferir as matérias no site da revista.

Incentivos e Inspirações

“Minha esposa me incentiva muito. Eu diria que é uma grande responsável pelas minhas realizações. Minha mãe, que apesar de falecida, também traz grande inspiração para tudo o que desenvolvo na vida. São as duas mulheres da minha vida e é a elas que dedico tudo o que faço”, afirmou o docente.

Lançamento

O lançamento do livro de Antônio Mendes “Introdução à programação orientada a objetos C++” vai acontecer no dia 26 de maio na mais nova livraria do campus da Unicap, a SBS Internacional. Todos estão convidados a comparecer.