Boletim Unicap

Católica promove palestra sobre educação para a vida e a morte

Fotos: Rafael Sabóia

O programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial da mesma instituição (Laclife), promoveram na manhã de quarta-feira, (21), no auditório G2, as palestras “Tanatologia – educação para a vida e a morte: Uma abordagem plural e indisciplinar” e “Aplicações Clínicas da espiritualidade em cuidados paliativos”, ministradas pelo professor Flanklin Santana Santos, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a coordenadora do Laclife,  professora Carmem Barreto, a ideia de promover a palestra surgiu, a partir da vinda do professor para a Universidade, com o objetivo de participar como um dos membros da banca examinadora da defesa de dissertação da pós- graduanda Walesca Medeiros, que teve como tema central: “Os cuidados paliativos a pacientes terminais”.

“Como o professor Flanklin iria participar da banca de dissertação, a coordenação achou justo, convidá-lo a ministrar um seminário no qual ele pudesse expor suas experiências profissionais a respeito do tema,tanto para os alunos de pós-graduação, como para os de graduação”, argumenta Carmem Barreto.

Ainda, segundo a coordenadora do Laclife, o principal objetivo do laboratório é justamente o de sempre estar realizando atividades temáticas, palestras e debates ligados aos assuntos da psicologia clínica, como fonte de aperfeiçoamento e qualidade dos trabalhos nele exercidos.

O Laclife visa ampliar a contribuição da psicologia fenomenológica existencial na constituição de modalidades de prática psicológica, bem como refletir a contribuição da fenomenologia social e da psicossociologia clínica para a compreensão do sofrimento humano na contemporaneidade com propostas de intervenção.

O laboratório, pretende ainda, estimular estudos e buscar recursos que possibilitem contribuições para as atividades de pesquisa e projetos de extensão com a participação de psicólogos e alunos da graduação e da pós-graduação.  

O evento foi aberto ao público da área de psicologia e ciências afins. Além de estudantes da Unicap, também estiveram presentes alunos da Universidade de Pernambuco (UPE), de Garanhuns, representantes do Instituto Materno Infantil de Pernambuco Professor Fernando Figueira (IMIP) e discentes da Faculdade Boa Viagem.

O professor Flanklin explicou que, na maioria das vezes, grande parte dos sujeitos encaram o tema morte como sendo algo anormal. A grande maioria deles, segundo o especialista, enxerga a morte como um ciclo final de vida. Flanklin defendeu que a morte deve ser encarada como algo normal, e como sendo a única certeza que o ser vivo tem em mente. O professor observou que os sujeitos devem pensar que a morte existe desde o momento de seu nascimento.

Ele apontou que ela está presente no cotidiano de todos. Ainda na mesma linha de pensamento, o professor disse que o ser vivo está morrendo a cada término de dia. “Ninguém assina um contrato de quando vai morrer. Têm-se certeza que ela vai existir, mas não se escolhe quando”, brinca o psicólogo clínico.

Breve histórico sobre o Laclife

O Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial – Laclife originou-se do antigo Laboratório de Orientação Humanística da Unicap, criado em 1998, quando do projeto para a criação do Mestrado em Psicologia Clínica, implantado em 1999.

O laboratório surgiu da necessidade de criar, na Universidade, um espaço voltado para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em psicologia clínica numa perspectiva fenomenológica existencial vinculado à linha de pesquisa de “Práticas Psicológicas Clínicas em Instituições”.

Os principais eixos temáticos do laboratório são a psicologia fenomenológica existencial; a psicologia clínica; psicopatologia fenomenológica e a fenomenologia social.

Para os interessados em saber mais sobre as promoções de eventos realizados pelo Laclife, suas atividades e outras informações sobre o laboratório, a Universidade disponibiliza em sua home page na internet um link de acesso direto ao laboratório, através do endereço eletrônico www.unicap.br/laclife e também está disponível a página do laboratório no facebook, www.facebook.com/laclife. Para o contato direto com os membros do Laclife, basta mandar um e-mail para laclife@unicap.br

print

Compartilhe:

Deixe um comentário