Fé e Alegria realiza mais uma formação com os estagiários

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (FyA) realizou no dia 3 de fevereiro mais um encontro de formação com os estagiários.  A reunião aconteceu na sala 505 do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, das 13h às 17h. Todos receberam uma apostila com a Proposta Educacional do Fé e Alegria Brasil (Diretrizes Nacionais), onde tiveram um tempo para ler antes de iniciar a orientação com a professora Graziela Almeida.

A professora começou falando sobre a importância e responsabilidade de se ministrar uma aula. “Ensinar não é simples, é complicado como qualquer outra profissão”, falou. “Aqui é um espaço em que vocês vão ter a oportunidade de criar, construir seus espaços na sala de aula. E vocês terão todo apoio necessário para isso”, disse.  Graziela também mencionou a necessidade dos estagiários serem flexíveis. “Vocês vão ter que se envolver até o último suspiro e vamos aprender a fazer excelentes planos”, contou.

Em seguida, a professora Graziela Almeida apresentou os planejamentos e os recursos que irão usar. Passou um vídeo de uma apresentação de sapateado para todos refletirem sobre a importância de se dedicarem, trabalharem bem com uma equipe e aprender a contornar os erros. O professor Anderson Barbosa aproveitou o momento para lembrar que os educadores, antes de tudo, têm alguém que admiram e se espelham como também vão passar a ser um referencial para esses novos alunos. “São nossas atitudes que vão influenciar bastante. O difícil não é ensaiar, é improvisar”, falou, fazendo uma comparação à atuação dos dançarinos do vídeo.

Para finalizar o dia, Graziela explicou sobre o que é um plano de aula e um plano de ensino, mostrou os elementos que contém cada um e como devem ser elaborados. Falou sobre o Apoio e o Gapa (Grupo de Apoio Pré Acadêmico) e mencionou que durante o ano terão três aulões do Apoio e seis do Gapa.