Católica oferece primeiro curso de especialização em combate à corrupção do Brasil

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o primeiro curso de especialização em Gestão de Controle e Combate à Corrupção oferecido no Brasil. Estão sendo oferecidas 40 vagas e as aulas terão 18 meses de duração, sendo realizadas nas sextas-feiras e sábados, em semanas alternadas.

A professora Nely Queiroz é a coordenadora do curso. Ela conta que a idéia de organizar uma especialização com esta temática surgiu quando fazia mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Salamanca, na Espanha. “Lá existe um Doutorado chamado “Corrupção e o Estado de Direito” e desde então fiquei com isso na cabeça até realizar este sonho”. Segundo Nely, os outros cursos de combate à corrupção oferecidos por órgãos públicos e ONG´s são em nível de capacitação.

Na especialização da Católica, o fenômeno da corrupção será estudado sob o aspecto teórico-científico e suas consequências para o desenvolvimento social, político e no âmbito jurídico. Ao todo serão quatro módulos com disciplinas que irão abordar noções de Direito Constitucional, Administração, Economia e Políticas Internacionais Anticorrupção.

O público-alvo é amplo: vai de profissionais formados em Direito, Administração, Ciência Política, Economia, Comunicação Social, Sociologia, a parlamentares, gerentes, diretores de instituições públicas e privadas, líderes de ONG´s e de movimentos sociais.

De acordo com um levamento da ONG Transparência Internacional em 183 países, o Brasil ocupa a 73ª posição no ranking de percepção de corrupção. “Há estudos da ONU que revelam que nações onde a lei é forte e cumprida e os índices de corrupção são baixos, a renda per capita chega a ser 400% maior que a nossa. Precisamos ter uma nova postura de valores e princípios éticos e isso a gente só vai ter a a partir da educação”, analisa Nely.

Especialização em Gestão de Controle e Combate à Corrupção

Inscrições: até 08/02

Aulas:  sextas (19h às 22h) e sábados (8h às 12h e de 13h às 16h).

Duração: 18 meses

Mensalidade: R$ 310,00 (sem reajuste)

Informações: 2119-4134