Unigames tem o segundo dia de oficinas

O Unigames contou, na tarde desta quarta-feira (30), com a realização de duas oficinas voltadas para o lado técnico dos jogos digitais. O professor Anthony Lins, das cadeiras de Linguagem Interativa I e II, da Universidade Católica de Pernambuco, e o profissional da área Glauco Roberto, ministraram oficinas sobre Desenvolvimento de Games com o ActionScript 3 e Flixel – Programação Básica Para Jogos, respectivamente.

Na primeira oficina, que tinha como requisito conhecimentos de lógica de programação, o professor Anthony usou um tipo de jogo que com uma bolinha o jogador elimina os tijolos da tela com um dos exemplos. Assim, ele pode exemplificar como construir comandos através de codificações. Para essas codificações foi necessário o uso de conceitos matemáticos e físicos que utilizam-se das variáveis Y e X. “O ActionScript 3 pode parecer trabalhoso e complicado, mas à medida que você trabalha com ele, você vê que o resultado é bem melhor”, afirmou o professor.

Já na oficina de Flixel, que teve as inscrições abertas apenas para os alunos de Jogos Digitais da Unicap, Glauco Roberto ensinou a utilização da programação básica a partir de jogos que utilizam naves para eliminar os adversários. O requisito necessário era que os participantes tivessem conhecimento em linguagem de programação orientada ao objeto, para que assim eles pudessem entender como deixar o objeto, a nave espacial como no caso do exemplo dado, como dá movimento, entre outras funções que se pode programar no Flixel. Assim como na outra oficina, os participantes puderem aprender a mapear teclas e os elementos.

Os alunos de Jogos Digitais também tiveram ao final da tarde uma competição no jogo de futebol PES 2011 e PES 2012, para as plataformas de PlayStation 2 e PlayStation 3. Os alunos Swamy Sodré, 1° lugar na competição, e Caio Augusto, o 2° lugar ganharam kits que incluíam um minimouse retrátil, um catálogo da empresa Harman, brindes da SBS, ambas são patrocinadoras do evento e mais uma pastinha Unigames com caneta.