Astepi promove palestra sobre Direitos do Consumidor em Águas Compridas

Fotos: Marina Maranhão

A professora Maria da Conceição, do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Católica de Pernambuco  – Astepi, promoveu uma palestra sobre Direitos do Consumidor, no núcleo de Águas Compridas, na última quarta-feira (26).

A palestra foi direcionada para os idosos e contou com a presença da professora Maura Gomes, responsável pelo atendimento de orientação ao consumidor na sede da Astepi , e do advogado e voluntário Madson Freitas.  Ambos discorreram sobre a importância do cidadão ser um consumidor consciente e exigir os seus direitos, tal como a nota fiscal de compras e serviços.

O advogado citou exemplos de diversas situações em que o consumidor deve procurar pelos seus direitos e deixou clara a importância de procurar um profissional quando necessário. Também discutiu com o público alguns mandamentos do Procon.  As pessoas presentes participaram dando exemplos pessoais e tirando suas dúvidas.

Os 10 mandamentos do Procon:

1 – Não gaste mais do que você ganha;

2 – Tenha cuidado com o crédito fácil;

3 – Não assuma dívida sem antes refletir e conversar com sua família;

4 – Leia o contrato e os prospectos;

5 – Exija informação sobre as taxas de juros mensais e anuais;

6 – Exija o prévio cálculo do valor do total dívida e avalie se é compatível com sua renda;

7 – Compare as taxas de juros dos concorrentes;

8 – Não assuma dívidas em benefícios de terceiro;

9 – Não assuma dívidas e não forneça seus dados por telefone ou pela internet;

10 – Reserve parte de sua renda para as despesas de sobrevivência.

Com o objetivo de integrar a Universidade à sociedade, a Astepi vem desenvolvendo ao longo dos seus 37 anos  atividades de ensino, pesquisa e extensão, tornando-se também um instrumento de promoção e justiça social através da prestação de serviços. “A nossa preocupação em prestar serviços à população carente não está limitada a procurar reparar os direitos violados, mas também realizar um trabalho preventivo de conscientização dos direitos e deveres do cidadão através de palestras educativas”, explicou a professora Maria da Conceição.