I Semana do Estudante de Biologia oferece minicurso sobre Biotecnologia

A I Semana do Estudante de Biologia promoveu nesta quarta-feira (28) minicurso sobre Biotecnologia, com a ex-aluna da Católica e mestranda Jaceline Negreiros. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico e os próprios alunos do curso.

Uma das organizadoras, Priscilla Andrade, aluna do 6º período de Ciências Biológicas, fala dos objetivos do evento: “Tivemos dois objetivos principais: orientar estudantes recém-chegados e também atualizar os alunos antigos. Já que mesmo temas abordados em aula aqui estão sendo apresentados com maior enfoque”. A aluna Amanda Mota, do 2º período do mesmo curso, ratifica o que Priscilla disse, já que para ela o minicurso é bom para adquirir mais conhecimento.

Iniciando o minicurso, Jaceline explica que a biotecnologia agrupa-se a várias outras disciplinas, tais como, a Química, a Ciência da Biologia e da Engenharia para juntas somarem. Depois, a mestranda falou um pouco sobre a importância da biotecnologia. Na agricultura, auxilia na cultura de tecidos, fixação de nitrogênio; controle biológico de pragas; sementes e transgênicos. Na mineração, na lixiviação bacteriana de minério. Na pecuária, na inseminação artificial e na transferência de embriões. Na área da saúde, ajuda na criação de antibióticos (atualmente, segundo ela, existem mais de 5 mil tipos de antibióticos conhecidos); nas proteínas reguladoras do metabolismo, na transformação de esteróides e nas vacinas. Na intrústria, contribui nos processos fermentativos, enzimas, ácidos orgânicos, aminoácidos, vitaminas, biopolímeros, solventes, bebidas alcoólicas, microorganismos, alimentos e clonagem.

“A nova biotecnologia é um instrumento poderoso, podendo substituir vasto número de processos industriais atualmente empregados e criando com isso novas e melhores soluções para uma grande gama de problemas”, concluiu Jaciele.