Minicursos e ciclo de palestras movimentam a Semana do Estudante de Biologia

No segundo dia da Semana do Estudante de Biologia, os inscritos puderam participar de minicursos e palestras ligadas ao curso. Cerca de 68 alunos estão inscritos no evento, que acontece até o dia 28 de abril no auditório do bloco J da Universidade Católica de Pernambuco.

Além de alunos da Unicap, a Semana também congrega estudantes de outras instituições, como as universidades Federal e Rural de Pernambuco. Um caso curioso é o de Aline Martins, de 17 anos. Ela ainda não iniciou o curso de biologia na UFPE, mas soube do encontro numa comunidade do Orkut e veio participar. Aline ainda não tem uma área específica de interesse e quer conhecer os diversos campos de atuação.

Impacto ambiental, fungos e plantas medicinais foram temas em pauta nas palestras dessa terça-feira (27).

O biólogo Diogo Eric realiza um curso de especialização na UPE, e apresentou a experiência dele na palestra “Impacto ambiental em ambientes estuarinos”. Ele ressaltou que 90% da pesca mundial é proveniente de zonas costeiras para demonstrar a importância econômica dessa área. Os estudantes tiveram uma visão da fragilidade do mangue, que é, ao mesmo tempo, um ambiente rico.

Ocupação irregular, poluição e a alta densidade demográfica são algumas das causa de destruição desses ecossistemas. Diogo Eric apresentou fotos de um trabalho realizado no município de Rio Formoso, onde havia construções sendo realizadas em área de estuário. Na opinião do biólogo, o grande problema da questão ambiental hoje é a desigualdade social. Ele disse ainda que falta a visão da exploração sustentável das riquezas naturais do país.

A doutoranda Danielle Macedo falou sobre os fungos. Ela iniciou a palestra dizendo que se sentia muito à vontade entre os estudantes. Danielle é formada em Ciências Biológicas pela Católica e em Biomedicina pela UFPE. A apresentação “Micoses emergentes: reflexo de um desequilíbrio extrínseco ou intrínseco do hospedeiro” também correspondia à pergunta que os participantes deveriam responder após a palestra.

Segundo Danielle, há cerca de 1 milhão e meio de espécies de fungos no mundo, mas apenas 5% teriam sido estudadas. Esses seres são importantes não somente para a saúde, mas também para a indústria, onde ajudam a produzir queijos, bebidas e medicamentos. A professora comentou o fato de os cursos de Medicina oferecerem poucas aulas sobre os fungos, o que prejudica a identificação de doenças causadas por esses agentes.

Danielle apontou fatores que predispõem o indivíduo a ter micoses, como idade, estado nutricional, uso de medicamentos e doenças que diminuem as defesas do corpo, como HIV. Ela ainda alertou para o perigo da resistência a antifúngicos e as micoses transmitidas por animais como morcegos, pombos e cães.

A biomédica acredita que “falta uma melhor divulgação sobre as doenças causadas pelos fungos”, o que é um empecilho a mais para o diagnóstico dessas patologias. No final, o público respondeu ao questionamento do início dizendo que as micoses são resultado das duas condições, aquelas inerentes ao hospedeiro e os fatores externos.

A última palestra da tarde foi apresentada pelo mestre em Ciências Farmacêuticas Thiago Souza. Ele mostrou como se realiza pesquisas na área da etnobotânica, ciência que reúne conceitos de economia, história e sociologia. Souza explicou que os fatores culturais, econômicos e as indicações terapêuticas são pontos importantes que podem levar à síntese de novas medicações a partir de plantas.

Thiago descreveu as principais etapas das pesquisas realizadas pelo Laboratório de Etnobotânica Aplicada (Lea) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O processo envolve desde a entrevista com moradores locais, para conhecer plantas utilizadas de forma terapêutica, até a criação de extratos desses vegetais e sua síntese e laboratório.

A I Semana do Estudante de Biologia da Católica prossegue nesta quarta-feira(28), com os minicursos de herpetologia (estudo de répteis e anfíbios) e biotecnologia no período da manhã. De tarde haverá palestras sobre farmacologia, consumo sustentável e taxonomia.