Associação de Parkinson de Pernambuco vai promover seminário na Católica no dia 22

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, no dia 22 de setembro, o I Seminário da Associação de Parkinson de Pernambuco. O evento será realizado das 8h às 18h, no auditório G1. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sede da ASP-PE ou no local do seminário. A taxa é de R$40 para profissionais e de R$ 20 para estudantes e para sócios com acompanhante. Mais informações pelo fone 3424.2710.

A Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE) tem como missão prestar assistência a pessoas com a Doença de Parkinson e seus familiares. Em seus dez anos de existência, construiu parcerias importantes. Uma delas foi com a Universidade Católica de Pernambuco, que possibilitou o desenvolvimento de pesquisas, a realização de eventos, a prestação de serviços e divulgação do trabalho da associação.

A seguir são elencados as principais atividades desenvolvidas por meio desta parceria:

Em 2003:

Foram desenvolvidas as seguintes pesquisas:
•     “As Narrativas sobre a Experiência de Adoecimento pela Doença de Parkinson”,
•    “Argumentação e Representação de Pessoas Portadoras de Parkinson Concernentes ao Impacto da Doença na sua Vida”,
•    “Benefícios e Implicações de Grupos Culturais de Convivência para Pessoas com Parkinson: estudo longitudinal de um grupo de convivência voltado à música popular brasileira adaptado para sujeitos portadores de Parkinson”.
•    “A experiência Familiar e do Sujeito diante de Alterações Neurológicas”.

Em 2004:

As pesquisas desenvolvidas foram:

•    “Experiência Familiar com pacientes com a doença Parkinson”,
•     “Doença de Parkinson: distúrbios fonoaudiológicos na visão da família e do paciente”.

Em 2005:

Realização dos seguintes eventos e publicações:

•    1º Simpósio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson – organizado pelo curso de Terapia Ocupacionale com o apoio do FINEP,
•    Lançamento de uma cartilha sobre a Doença de Parkinson – com apoio da PMR;

Em 2007:

Foram realizados:

•    III Workshop Interdisciplinar na Doença de Parkinson – organizado pelo curso de Terapia Ocupacional,
•    Lançamento do  livro: Doença de Parkinson: Abordagem Multidisciplinar  (escrito por professores da UNICAP ambos os eventos promovidos pelo curso de Terapia Ocupacional).
•    Publicação de Informativo elaborado por discentes  do curso de Jornalismo,
•    Formação do Coral Flor de Mandacaru pelo Núcleo de Extensão Cultural com parceria Projeto Memória para bancos de dados,
•    Formação do Bloco dos Treme-Treme que até hoje desfila na Praça da República, em todas as semanas pré- carnavalescas.

É importante ressaltar ainda, as atividades realizadas nas clínicas escolas dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, com atendimentos sistemáticos a associados e familiares.