Professora da Católica participa de encontro sobre superdotação em crianças e adolescentes

O auditório da Livraria Cultura será palco de um encontro, no dia 3 de setembro, das 14h às 18h, sobre superdotação/talento criativo em crianças e adolescentes, assunto, de certa forma, ainda pouco conhecido entre os pais pernambucanos. O evento terá como tema central “Superdotação: o desafio de incluir e motivar talentos” e será promovido pelo Instituto Scientia de Pernambuco, uma organização científica sem fins lucrativos, cujo campo de atuação está voltado para estudos da inteligência humana com foco na educação inclusiva e altas habilidades/superdotação.

Durante o encontro haverá palestras e uma mesa-redonda sobre o assunto. A professora da Universidade Católica de Pernambuco Vera Borges de Sá irá coordenar a mesa-redonda “Superdotação: problemas na escola e na família”. O estudo sobre a questão das Altas Habilidades/Superdotação tem ocupado cada vez mais espaço no cenário educacional brasileiro principalmente no Sul do país. Geralmente, as questões sobre inclusão educacional focam alunos portadores de deficiência ou de necessidades especiais como surdez, cegueira e Síndrome de Down, porque há uma maior indignação da sociedade quando esses alunos sofrem algum tipo de exclusão. Contudo, alunos superdotados são bastante discriminados nas escolas onde estudam, quer pela referência do paradigma de inteligência utilizado ou ainda pela falta de padronização comportamental; aspectos que revelam o desconhecimento dessa temática.

Para suprir lacunas nesse campo de trabalho, foi fundado o Instituto Scientia de Pernambuco, que representa nosso estado no Conselho Brasileiro para Superdotação – CONBRASD. O Instituto Scientia contempla as ciências, as artes e letras como campo de talentos a ser estimulado nos indivíduos e promove discussões científicas sobre a superdotação partilhando com a sociedade esses estudos.

Programação 03/09/2011 – 14h às 18h
TEMA CENTRAL: “SUPERDOTAÇÃO: O DESAFIO DE INCLUIR E MOTIVAR TALENTOS”.

Palestras:

“A superdotação suas contradições e práticas inclusivas”.

·         Clemir Queiroga de Carvalho Rocha – Diretor do Instituto Scientia de Pernambuco, presidente interino da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento – ASPAT/PE e membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação – CONBRASD
·         José Lourenço Neto – Coordenador de Atividades Educacionais do Instituto Scientia de Pernambuco e membro associado ao Conselho Brasileiro para Superdotação – CONBRASD. Professor e Autor de livros didáticos.

Mesa-redonda:

“Superdotação: problemas na escola e na família.”

·       Vera Borges de Sá – Doutora em história, mestra em sociologia e graduada em ciências sociais; Coordenadora de Estudos e Pesquisas do Instituto Scientia de Pernambuco.
·         Vera Macedo Marques – Psicóloga clínica com ênfase comportamental
·         Depoimentos de mães de crianças com superdotação

Momento Cultural:

“Abordagem sobre a inteligência musical”

Concerto de Violoncelo

·         Luís Carlos Alves Ribeiro – Músico violoncelista; professor formado em história

_______________________________________________
Serviço: