Coordenador do curso de Jornalismo participa de debate sobre o filme Cisne Negro

Com informações da Assessoria de Imprensa da Sociedade Psicanalítica do Recife.

A Sociedade Psicanalítica do Recife (SPR) promove, sábado (20), mais uma sessão do seu programa Psicanálise e Cinema, com a exibição do filme Cisne Negro, estrelado pela atriz Natalie Portman (vencedora do Oscar 2011 de melhor atriz). A sessão, marcada para as 16h, na Associação Médica de Pernambuco (Ampe), na Praça Oswaldo Cruz, 293, Boa Vista, Recife, será seguida por um debate sobre a obra com o doutor em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade de Paris III Sorbonne Nouvelle e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Alexandre Figuerôa, e com o psicanalista da SPR Mário Alberto Smulever. O debate será coordenado pela psicanalista Ana Maria Nascimento.

Figuerôa abordará aspectos cinematográficos da obra, enquanto Smulever analisará os conflitos que envolvem a bailarina Nina, interpretada por Portman, dedicada integrante de uma grande companhia de balé de Nova York, que vê numa nova adaptação do espetáculo “O Lago dos Cisnes” a chance de brilhar, mas que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova bailarina rival interpreta por Mila Kunis.

Lançado em 1998, o Psicanálise e Cinema é uma iniciativa da SPR que acontece mensalmente e visa trazer ao debate da psicanálise temas e conflitos abordados em filmes. A última sessão/debate foi sobre o filme Don Juan de Marco. O evento é aberto a todos os públicos, respeitada a classificação etária do filme, que é de 16 anos, e a taxa de contribuição é de R$ 10.