Professores veem no Dia da Esperança uma importante atividade de extensão

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu, juntamente com a Rede Globo, Unesco, Prefeitura de Jaboatão e o Exército, o Dia da Esperança, sábado (6),  no 14º Batalhão de Infantaria, no bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes.

O evento é uma importante atividade de extensão realizada pela Unicap. “Essa integração entre a universidade e a sociedade é importante para nós professores, para os alunos, para a construção de uma sociedade melhor. Ensinamos e aprendemos. Estamos fazendo exercícios de alongamento e estiramento, orientação postural e com a consciência que cultura, alegria e conhecimento são frutos do Criança Esperança e a Católica tem um grande papel nisso. É um trabalho lúdico, treinamos força, coordenação motora,  a sensibilidade e podemos fazer uma interação”, destaca a professora do curso de Fisioterapia Francisca Mota.

Na opinião do ator e apresentador da TV Globinho, Paulo Mathias Jr, o Dia da Esperança é ” um evento  que chama a atenção da sociedade para sermos verdadeiramente cidadãos. Uma campanha onde as  pessoas têm a possibilidade de contribuir com crianças e jovens que precisam de uma oportunidade para crescerem mais felizes, mais saudáveis. Agradeço a oportunidade de  participar deste evento, de poder ajudar a comunidade carente a ter esperança de que pode ter algo melhor para a vida.  Para o coordenador do curso de Eventos da Unicap, Alfredo Sotero, “além da importância humanitária temos a oportunidade de estarmos engajados em ações para ajudar às crianças a terem um futuro melhor. Isso é muito interessante porque é um trabalho de extensão. É a Universidade em prol da sociedade.”

“Vim para tirar minha identidade e preciso de um oftalmologista. Está sendo muito bom” , disse a dona de casa Patrícia Maria Gomes.

“Além de participarmos de palestras, sobre amamentação, por exemplo,, quero  aproveitar o  show do Palhaço Chocolate”, contou a dona de casa Maria José, acompanhada do neto Cleidison Matheus.

O projeto Criança Esperança se preocupa em prestar serviços  à população.” Minha mãe é diretora responsável pela área de saúde bucal e vim como voluntária. Queremos contribuir” , afirma Juliana Almeida, 16 anos, estudante do Etemac em Jaboatão, acompnhada da amiga Larissa Freitas, 15 anos.

Para o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unicap, Padre Clóvis Cabral, é muito bom trabalhar ajudando as pessoas que mais precisam. São 800 pessoas que estão aqui, entre voluntários e técnicos. Não tivemos muitas dificuldades, foi um trabalho tranquilo, apesar do volume de atividades propostas. Essa é a minha terceira vez no Dia da Esperança.  Ano passado tivemos um número de mais ou menos 22 mil atendimentos e, este ano, espero que consigamos  chegar a 25 mil. Essas pessoas que hoje estão aqui não tëm acesso a serviços básicos como a emissão de um documento de identidade, carteira de trabalho, serviço de saúde ,enfim. Serviços a priori simples, mas que grande parte da população ainda não tem acesso, devido à precariedade de nossos sistemas públicos”.